Notícias / Governo de MT

03/01/24 às 13:07

Polícia Civil de MT nomeou 315 novos policiais e modernizou equipamentos e delegacias em 2023

Novos policiais foram designados para delegacias das 13 regionais do interior do Estado e somam reforços ao efetivo

Christiane Fortunato | Polícia Civil-MT

Fotos: Reprodução/Polícia Civil-MT

Imprimir Enviar para um amigo
Polícia Civil de MT nomeou 315 novos policiais e modernizou equipamentos e delegacias em 2023

Delegacia de Polícia de Sorriso

Foto: Reprodução/Polícia Civil-MT

A Polícia Civil de Mato Grosso recebeu importantes investimentos do Governo de Mato Grosso em 2023, que possibilitaram a reforma de 27 delegacias, compra de materiais e equipamentos, capacitações e o aumento no efetivo. As melhorias refletiram positivamente na atuação institucional e nos resultados de investigação qualificada. 

A delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel, destaca que, além de garantir melhorias no atendimento à população e no ambiente de trabalho dos servidores, os investimentos também possibilitaram a consolidação das estratégias de enfrentamento à criminalidade, com a realização de dezenas de operações policiais.

"Temos buscado, por meio de projetos, metas e investimentos em tecnologia, aprimorar os trabalhos de apuração dos ilícitos penais, produzindo inquéritos robustos de provas e materialidades. Terminamos o ano de 2023 com sentimento enobrecedor diante do trabalho que os policiais civis de Mato Grosso vêm realizando e demonstrando para a sociedade”, afirma.

Para a delegada, além de impactar significativamente a Polícia Civil, os investimentos espelham especialmente na motivação e valorização do servidor, que atua em uma instituição de prestígio e que é considerada referência nacional. 


Reformas

No interior do Estado, 27 delegacias foram revitalizadas para atender a população com mais eficiência, de forma diferenciada e adequada, além de promover o bem-estar e qualidade de vida aos policiais civis.

A exemplo, em maio de 2023 a Polícia Civil entregou a moderna sede da Delegacia de Sorriso, totalmente construída conforme padronização institucional, com espaço amplo e considerado modelo para Mato Grosso.

No mês de julho foram entregues a Delegacia de Araguaiana, a cobertura da Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescentes de Cuiabá e a adequação de espaço para duas salas de custódia na Delegacia Especializada do Adolescentes (Dea). Já em agosto foram finalizadas as reformas das Delegacias dos municípios de Torixoréu e Juscimeira.

A reforma da Delegacia de Apiacás e as novas instalações do prédio que abriga a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) e a Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) foram entregues em novembro.


A Delegacia de Araputanga também está em novo prédio, com ambientes climatizados, recepção informatizada para o atendimento, sala de boletim de ocorrência reservada possibilitando privacidade ao público e demais benfeitorias.

Outras quatro obras seguem em andamento: a construção da sede da Diretoria Geral, no Centro Político Administrativo; as Delegacias de Campo Novo do Parecis e de Matupá e a reforma da Delegacia de General Carneiro.


Uniformes

Para o efetivo policial foi entregue, pela primeira vez na história da Polícia Civil, mais de 3,1 mil kits de uniformes compostos por calça tática, jaqueta modelo corta vento, e camisetas para delegados, escrivães e investigadores. Esse investimento de padronização visa aperfeiçoar a prestação de serviços e, principalmente, valorizar o profissional.
 

Viaturas

Ao longo do ano também foram entregues 12 novas viaturas, modelo Renault Oroch, empregadas no atendimento a vítimas de violência doméstica. As picapes foram destinadas aos Núcleos e Delegacias Especializadas do interior do Estado, para ações de retirada de pertences de vítimas de violência doméstica.

São veículos descaracterizados para que as vítimas de violência não se sintam constrangidas, durante os atendimentos, ao retirarem seus pertences da residência que antes dividiam com os agressores.

 
Também foram entregues outras 17 viaturas dos modelos picape, van, hatch e camionetes L200, distribuídas para as unidades policiais.


Capacitações

A Academia da Polícia Civil (Acadepol) realizou 55 cursos e workshops, a maioria na modalidade presencial, nas mais diversas áreas de atuação, possibilitando a qualificação de 1,3 mil servidores policiais de todo estado.

Foram ministradas aulas abordando diferentes temas como, Noção Básica de Investigação de Crimes Informáticos; Habilitação de Pistola Glock; Operações Policiais; Curso Básico de Inteligência; Operador de Mandado de Alto Risco; Tiro Policial; Habilitação Carabina; Armamento e Tiro; Introdução à Análise Financeira, entre outros.
 

Efetivo

Em 2023, a Polícia Civil também recompôs seu efetivo, com o ingresso de 315 policiais civis, entre investigadores, escrivães e delegados, que, após cinco meses de estudo, concluíram o curso de Formação Técnico-Profissional.

São 177 investigadores, 119 escrivães e 17 delegados colocados à disposição da sociedade para reforçar a atuação nas delegacias do interior de Mato Grosso. Todos receberam o kit de uniformes e uma pistola Glock calibre 9 milímetros.

 
Os novos servidores foram habilitados com conhecimentos, instruções, treinamentos físico, teórico e psicológico para desempenharem suas atividades nas delegacias de 13 regionais (Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Pontes e Lacerda, Nova Mutum, Sinop, Rondonópolis, Primavera do Leste, Confresa, Alta Floresta, Juína e Tangará da Serra).


Equipamentos

Para atender as demandas das unidades policiais e setores administrativos, também foram adquiridos computadores, nobreaks, webcams, leitores biométricos, rastreadores GPS investigativos, 308 telefones (digitro), aparelhos de HD Externo, tablet, scanners, notebooks, além de televisores, câmeras fotográficas digitais, Go Pro, rádios comunicadores, drones, binóculos de visão noturna, entre outros.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet