Notícias / Governo de MT

15/12/23 às 22:01

Agricultura familiar recebe 18 picapes para transporte da produção

Veículos foram destinados por meio de emenda parlamentar da então deputada federal Rosa Neide

Pollyana Araújo | Secom-MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Agricultura familiar recebe 18 picapes para transporte da produção

Veículos foram entregues a associações de agricultores familiares, incluindo indígenas

Foto: Assessoria/Seaf-MT

A Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (Seaf) entregou, nessa quinta-feira (14.12), 18 picapes para 15 associações de produtores em Mato Grosso, sendo a maioria indígenas, e à Empresa de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer). O investimento foi de R$ 1,8 milhão, com recursos de emenda parlamentar da então deputada federal Rosa Neide. 

Uma das associações beneficiadas é a do Assentamento Egídio Brunetto, localizado em Juscimeira, a 164 km de Cuiabá, onde moram 72 famílias de agricultores familiares.

O secretário interino de Agricultura Familiar, Luluca Ribeiro, afirmou que o Governo do Estado tem investido no apoio aos agricultores familiares e a destinação de veículos facilitará o transporte de produtos para vendas em feiras e até os comércios. “Esses veículos vão desempenhar papel crucial no apoio à agricultura familiar, facilitando o transporte de insumos, apoio técnico, produtos e contribuindo para o fortalecimento das comunidades”, afirmou.



Autora da emenda, a deputada Rosa Neide afirmou que desde 2019 tem uma parceria com o Governo do Estado para ajudar a agricultura familiar no estado. "Neste ano já contribuímos com os produtores familiares, destinando farinheiras, patrulhas e veículos e no ano que vem teremos mais R$ 18 milhões em equipamentos, nessa parceria com o Governo do Estado", declarou.  

A escolha dos beneficiados foi feita em parceria com a Seaf e a Fundação Nacional do Índio (Funai).


Veículos vão ajudar agricultores familiares a levarem produção para feiras e comércios - Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

As entregas ainda beneficiaram a Associação Thutalinansu de Mulher Indígenas, em Sapezal; o Centro de Formação e Pesquisa Olga Benário Prestes, em Várzea Grande; a Cooperativa Agropecuária da Agricultura Familiar de São Jose dos Quatro Marcos; Instituto Krehawa- Inkrê, em Luciara; Empreendimentos da Economia Solidária do Centro de Formação do Bairro Planalto, em Cuiabá; Associação Indígena Areme Korogedo Paru, em Santo Antônio de Leverger; Associação Produtiva Indígena Chiquitano/APIC  Aldeia Fazendinha e Associação Niorsch Haukina da  Aldeia Acorizal do Povo Chiquitano, em Porto Esperidião;  além de quatro entidades em Juara. São elas: Associação Indígena Kawaiwete do Povo Indígena Kayabi; Associação Comunitária da Aldeia Indígena Mayrob-ACAIM - Povo Indígena Apiaká; a Associação Indígena Rikbaktsa TSIRIK, da Aldeia Indígenas Pé de Mutum, Instituto Munduruku, Aldeia Indígena Nova Munduruku.          

“Esse veículo é muito importante para nós que estamos na agricultura familiar camponesa. Vai contribuir na articulação da produção e da comercialização e soma com a nossa luta para permanecer no campo e produzir um alimento saudável para a população”, afirmou Itelvina Maria Masioli, da coordenação nacional do Movimentos dos Trabalhadores Sem Terra.
                   
Os veículos foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet