Notícias / Governo de MT

08/12/23 às 10:52 / Atualizada: 08/12/23 às 10:59

Governador vence mais uma etapa para que MT possa vender créditos por preservação

Mauro Mendes entregou carta conceito para diretora executiva do Art Trees

Lucas Rodrigues | Secom-MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Governador vence mais uma etapa para que MT possa vender créditos por preservação

Art Trees é o principal padrão de certificação de créditos de carbono do mundo

Foto: Secom

O governador Mauro Mendes avançou mais uma etapa para que Mato Grosso possa vender créditos de carbono obtidos com a redução do desmatamento ilegal.

Nesta sexta-feira (08.12), ele se reuniu com a diretora executiva da Art Trees, Mary Grade. A Art Trees é o principal padrão de certificação mundial de créditos de carbono.



Na reunião, Mauro entregou a carta conceito de Mato Grosso, documento que mostra a aptidão do estado para a venda desses créditos, que podem chegar a bilhões de dólares.

"O que precisamos agora é fazer esse processo andar mais rápido. Vamos ser mais ágeis, para tornar isso efetivo. Vou dar prioridade nessa ação e monitorar de perto", afirmou.

A diretora-executiva da certificadora ressaltou que a carta é "um passo muito importante" para obter as certidões.

"Começamos a falar com o Governo de Mato Grosso e estou muito feliz de receber essa documentação. Temos muito interesse em prosseguir com todas as etapas necessárias", informou Mary Grade

O secretário-executivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Alex Marega, explicou que o próximo passo é levantar toda a documentação técnica exigida para obter a certificação.

"A partir do momento que essa certificação for creditada, ou seja, esse padrão reconhecer que as nossas reduções de desmatamento e de degradação por incêndios são reais e verificáveis, abrimos caminho para a captação de recursos para o estado de Mato Grosso na ordem de bilhões de dólares", registrou.

O mercado de carbono funciona com a venda de créditos excedentes de redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE). 

Assim, empresas, países, Estados que ultrapassam a meta de redução das emissões de carbono podem vender esse excedente.
...

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet