Notícias / Governo de MT

24/08/23 às 09:28

MT é o 1º estado a receber evento para debater iniciativa de fomento ao desenvolvimento sustentável na Amazônia

As inscrições para participar da oficina realizada nos próximos dias 29 e 30 podem ser feitas até esta sexta-feira (25)

Marcos Salesse | Seciteci-MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
MT é o 1º estado a receber evento para debater iniciativa de fomento ao desenvolvimento sustentável na Amazônia

O fomento visa ampliar as ações de desenvolvimento sustentável na maior floresta tropical do mundo.

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Mato Grosso será o primeiro a receber a Oficina de Trabalho da Iniciativa Amazônia +10, mediada pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), com o objetivo de apresentar e discutir a implementação de um dos principais projetos de fomento à pesquisa e inovação na Amazônia Legal. As inscrições para participar da oficina podem ser feitas até esta sexta-feira (25.08).
 
A iniciativa é conduzida pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti). Além disso, conta com a coordenação do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso, Allan Kardec. 

Os encontros serão realizados nos dias 29 e 30 de agosto, das 8h às 18h no primeiro dia e das 8h às 12h no segundo dia, no auditório da Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso (FAAC-UFMT).

Os interessados em conhecer a proposta e dialogar sobre a iniciativa devem se inscrever aqui.  

Um dos objetivos da oficina é discutir quais serão os temas estratégicos que vão direcionar a escolha dos projetos e ações inovadoras escolhidos para receber o fomento. Entre os pontos já estabelecidos estão o desenvolvimento econômico e social da região amazônica de forma sustentável. 

O estado de Mato Grosso será o primeiro a receber a oficina, que também será realizada em outros oito estados que compõem a Amazônia Legal. No encontro os participantes terão a possibilidade de interagir com especialistas para propor formas de alavancar o desenvolvimento tecnológico, científico e de inovação da região amazônica sem abandonar o compromisso com a sustentabilidade. 

De acordo com a superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação, Lecticia Figueiredo, essa é uma importante oportunidade para que o Sistema de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso possa contribuir na discussão e colaborar com a delimitação de um edital focado nos problemas reais da região amazônica. 

“As oficinas começam em Mato Grosso, que é uma oportunidade de reunir os atores do Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia para debater as cadeias prioritárias de pesquisa, visando esse desenvolvimento sustentável. Então é uma ótima oportunidade dos participantes contribuírem nesse processo e definirem com a gente quais são os temas prioritários nesse desenvolvimento”, declarou a superintendente. 

Sobre a Iniciativa Amazônia +10 

A primeira chamada de trabalho ocorreu em 2022, contemplando pesquisas que tinham por objetivo avançar o conhecimento científico e tecnológico sobre a região amazônica. Ao todo mais de 500 pesquisadores em 20 Estados brasileiros foram contemplados com o fomento, incluindo pesquisadores mato-grossenses. 

Assim como no primeiro edital, na segunda etapa também serão considerados trabalhos que possam propor soluções de adaptação baseadas na comunidade, ampliando a possibilidade de um desenvolvimento sustentável e promovendo o bem-estar das populações da região. Já uma das novidades para a nova etapa está na possibilidade de inscrição de projetos voltados para a área de inovação. 

Nos próximos meses serão feitas rodadas de oficinas para definir quais serão as prioridades temáticas de cada estado que compõe a Amazônia Legal. Em seguida, serão desenhados os próximos editais para inscrição de pesquisadores, empresas e outras iniciativas das áreas científica e de inovação. 

Para saber mais sobre a iniciativa, clique aqui

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet