Notícias / Esportes

02/07/23 às 17:31

Edição 2023 da Corrida Homens do Fogo reúne mais de 2 mil participantes

Competição é resultado de uma parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso e o Sesc

José Lucas Salvani | Secom-MT

Imprimir Enviar para um amigo
Edição 2023 da Corrida Homens do Fogo reúne mais de 2 mil participantes

35ª edição da Corrida Sesc Homens do Fogo

Foto: Michel Alvim - Secom/MT

Há 25 anos, Solange Costa foi desafiada a participar da Corrida de Reis e, assim, correu pela primeira vez. Desde então, se apaixonou pelo esporte e não perdeu mais nenhuma competição da Corrida Sesc Homens do Fogo, como a 35ª edição realizada na manhã deste domingo (2), em Várzea Grande e Cuiabá. Mais de 2 mil pessoas participaram, consagrando a edição como a maior da história da competição.

“Correr é deixar todos os problemas para trás. Nunca tive problemas de saúde, mas era sedentária. Um dia, falaram que eu não conseguiria terminar a Corrida de Reis, e fui. Agora, todo mundo em casa corre, até os netos. Todo domingo, sempre que tem, estou nas corridas”, disse Solange Costa.

Corpo de Bombeiros realiza 35° Corrida SESC Homens de Fogo
Créditos: Michel Alvim - SECOM MT
 
Todos os participantes se reuniram logo no início da manhã na sede da Coordenadoria de Logística e Patrimônio do Corpo de Bombeiros, em Várzea Grande. Os dois mil corredores se dividiram em dois percursos, de 5 e 10 quilômetros, atravessando a ponte Sérgio Motta, que liga o município a Cuiabá, passando pela Avenida Beiro Rio.

“Há dois meses, quando abrimos as inscrições, tivemos 2 mil inscritos em tempo recorde. A 35ª edição, então, se consagra como a maior em número de participantes na história da corrida. Só está sendo possível realizar, nessa dimensão, graças a parceria entre o Governo do Estado e o Sesc”, explicou o comandante do 1º Batalhão dos Bombeiros, tenente-coronel Faro.

Corpo de Bombeiros realiza 35° Corrida SESC Homens de Fogo
Créditos: Michel Alvim - SECOM MT

André Ramos, de Barra do Garças, venceu em primeiro lugar na categoria geral masculina dos 10 km. Ele é um dos beneficiários do Bolsa Atleta, programa do Governo de Mato Grosso que incentiva o atletismo no Estado, e explica que a corrida serviu como um treinamento para o Troféu Brasil, que acontece a partir da próxima quinta-feira (5).

“Eu quero agradecer ao Governo de Mato Grosso por investir no esporte, por meio do Projeto Olimpus. Temos grandes investimentos no esporte, como o Bolsa Atleta, que serve como uma motivação para nos levantarmos todos os dias e treinar. Com o Bolsa Atleta, podemos investir em nós mesmos, comprar nossos materiais, ir para competições nacionais e internacionais fora de Mato Grosso e representar o Estado”, afirmou André.

Corpo de Bombeiros realiza 35° Corrida SESC Homens de Fogo
Créditos: Michel Alvim - SECOM MT

Outra beneficiária do Bolsa Atleta é Francielly Marcondes. Ela também é de Barra do Graças e conquistou o troféu de primeiro lugar na categoria geral feminina dos 10 km. 

Francielly explica que desde que se tornou beneficiária do programa, ela pôde participar de muito mais competições: “O Governo do Estado investe nos seus profissionais, tanto que o Bolsa Atleta é o melhor programa de apoio para nós. É um programa que faz muita diferença. Antes, eu não conseguia viajar para as competições, mas agora eu consigo graças ao programa”, contou.

Corpo de Bombeiros realiza 35° Corrida SESC Homens de Fogo
Créditos: Michel Alvim - SECOM MT

Já a soldado Juliana Dalila, do Corpo de Bombeiros, foi medalhista do primeiro lugar na categoria militar. Corredora há 10 anos, ela elogiou a iniciativa do Corpo de Bombeiros junto ao Serviço Social do Comércio (Sesc)

“Eu sempre gostei da prática esportiva pelo bem estar e qualidade de vida que traz. É algo que me faz bem. Faz parte de mim. Estou muito feliz com meu resultado porque bati meu próprio recorde nos 10 quilômetros. Sabia que o Corpo de Bombeiros iria fazer uma prova magnífica”, disse a soldado.

Corpo de Bombeiros realiza 35° Corrida SESC Homens de Fogo
Créditos: Michel Alvim - SECOM MT

Cerca de 60 pessoas foram premiadas com troféus. A competição também premiou os primeiros colocados com prêmios em dinheiro.

Tradição e parceria

A Corrida Homens do Fogo acontece, tradicionalmente, há 35 anos e foi realizada neste domingo em comemoração ao Dia do Bombeiro Militar. A data marca a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, pelo então imperador Dom Pedro II. Este feito se deu através do Decreto Imperial 1.775, de 02 de julho de 1856.

Corpo de Bombeiros realiza 35° Corrida SESC Homens de Fogo
Créditos: Michel Alvim - SECOM MT

“São 35 anos que o Corpo de Bombeiros faz essa tradicional corrida que está no calendário esportivo do Governo do Estado de Mato Grosso. São 6h30 da manhã, de um domingo, e temos mais de duas mil pessoas aqui. Isso é a prova de que a população busca por uma qualidade de vida e o Governo do Estado investe muito forte em ações como essa”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alessandro Borges.

Assim como em anos anteriores, a corrida arrecada alimentos não perecíveis para doar a instituições filantrópicas de Mato Grosso.

Corpo de Bombeiros realiza 35° Corrida SESC Homens de Fogo
Créditos: Michel Alvim - SECOM MT

“É uma parceria muito bacana porque muito além da prática esportiva, trabalhamos também com a humanidade. Cada um dos corredores doou dois quilos de alimentos que serão doados para instituições de caridade”, explicou o diretor regional do Sesc, Alan Serotini.

Secretária de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Grasielle Bugalho, destacou a importância da corrida para a sociedade mato-grossense e parabenizou a iniciativa do Corpo de Bombeiros e Sesc de doação para pessoas em vulnerabilidade social.

“Para nós, é uma alegria poder participar e ver uma corrida que inclui e respeita o direito de todos, principalmente ao final, trazendo sempre um atendimento social, com a doação. É muito importante que o Governo do Estado, por meio das suas secretarias e autarquias, ofereça para a sociedade corridas como a Homens do Fogo, que promovem um impacto social muito forte”, afirmou a secretária da Setasc.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet