Notícias / Internacional

24/06/23 às 18:46 / Atualizada: 24/06/23 às 18:57

"Olimpíadas do Café": Brasileiro vence competição e é eleito o melhor barista do mundo

Resultado é inédito para o Brasil que, até então, tinha a sexta posição como melhor resultado na história do campeonato.

Marcos Fantin e Alda do Amaral Rocha

Globo Rural

Imprimir Enviar para um amigo

O barista brasileiro Boram Um venceu o 'World Barista Champion', competição que premia os melhores baristas do mundo.

Foto: World Coffee Championships / Reprodução Instagram via Globo Rural

O barista brasileiro Boram Um, da cafeteria Um Coffee Co., venceu a World Barista Championship (WBC), competição internacional considerada como as "Olimpíadas do Café", e se tornou o melhor barista do mundo. A competição foi realizada em Atenas, na Grécia, e foi finalizada neste sábado (24/6).
 
O título é inédito para o Brasil, já que a competição existe desde 2000, e a melhor colocação alcançada por um brasileiro foi em 2007, quando a barista Silvia Magalhães ficou em sexto lugar.
 
Os competidores tiveram 15 minutos para preparar 12 cafés, sendo quatro espressos, quatro com leite e quatro que representassem a assinatura própria.
 
O cafeólogo e CEO da Latitude Grand Cru Coffees Edgard Bressani, foi mestre de cerimônia da final da campeonato barista e da cerimônia de premiação hoje em Atenas. Ele disse à Globo Rural que a apresentação de Boram foi “impecável”.
 
O barista apresentou um blend de arábica produzido em sua fazenda em São Gonçalo do Sapucaí, no sul de Minas Gerais, com outro arábica da variedade gueixa do Panamá. “Pude provar o café escolhido [por Boram] para a competição, (...) que era maravilhoso, e a bebida com leite. A melhor bebida com leite que já tomei na minha vida”, disse Bressani, que preside a Associação de Cafés Especiais da Alta Mogiana e já foi juiz em competições mundiais de baristas. Para ele, a conquista inédita de Boram “é muito importante” para o Brasil, o maior produtor mundial de café.
 
Veja a apresentação de Boram na final da competição:
 


Outra colocação histórica para o Brasil
 
Garam Um alcançou o 3º lugar no 'World Brewers Cup', que elege os melhores no preparo de cafés coados — Foto: World Coffee Championships / Reprodução Instagram
Garam Um alcançou o 3º lugar no 'World Brewers Cup', que elege os melhores no preparo de cafés coados — Foto: World Coffee Championships / Reprodução Instagram via Globo Rural
 
Garam Um, irmão do campeão Boram Um, competiu na categoria World Brewers Cup (WBrC), que elege os melhores baristas no preparo de cafés coados. O profissional ficou em terceiro lugar, que também é o melhor resultado já alcançado na categoria, já que o máximo que um brasileiro tinha atingido era a quinta colocação.

Fonte: Globo Rural

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet