Notícias / Internacional

12/06/23 às 19:34 / Atualizada: 13/06/23 às 07:25

A busca por Wilson, cão que foi crucial no resgate de crianças na selva na Colômbia

A busca por Wilson, cão que foi crucial no resgate de crianças na selva na Colômbia

Wilson vem sendo tratado como um herói na Colômbia.

Foto: TWITTER EJÉRCITO NACIONAL DE COLOMBIA

Enquanto o país continua comemorando o resgate com vida das quatro crianças que desapareceram por 40 dias na selva após a queda do avião em que viajavam, os militares tentam encontrar o último dos perdidos: o cão de buscas Wilson.
 
Este pastor belga de seis anos foi a chave para encontrar várias das pistas que indicavam que as crianças estavam vivas e sozinhas no meio da selva.
 
Vários relatos até indicam que em algum momento o cachorro encontrou as crianças sozinho e passou um tempo com elas.

Mas agora ele está desaparecido, possivelmente perdido em uma selva perigosa e clima adverso, habitat de muitos predadores.

Sob a premissa de que "ninguém fica para trás", o Exército procura o cachorro Wilson como "mais um do batalhão".


 
'Desorientado' na selva
 
Wilson se perdeu no meio da selva amazônica colombiana durante o resgate de quatro crianças indígenas Lesly, Soleiny, Tien e Cristin.
 
As crianças foram finalmente encontradaos em 9 de junho, graças aos esforços dos militares e de um grupo de indígenas. Agora eles estão se recuperando em um hospital em Bogotá, capital do país.  
 
No acidente da aeronave, todos os tripulantes morreram, exceto as crianças, incluindo a mãe, uma liderança indígena e o piloto.
 
O cachorro foi muito importante nos primeiros esforços de resgate e ajudou a manter viva a esperança de que as crianças ainda estivessem vivas quando encontrou uma mamadeira rosa no meio da vegetação.
 
Foto: Divulgação/Twitter
Cão Wilson durante a busca pelas crianças
Cão Wilson durante a busca pelas crianças
 
O exército informou a perda do animal na última quinta-feira.
 
"Devido à complexidade do terreno, à umidade e às condições climáticas adversas, ele ficou desorientado", afirmaram os militares em comunicado.  
 
No entanto, antes de se perder, várias pistas indicam que Wilson pode ter alcançado as crianças primeiro, acompanhando-as por um tempo.  

 
'Amigo de quatro patas'  
 
A primeira dessas pistas vem diretamente dos menores.  
 
Segundo Astrid Cáceres, diretora do Instituto Colombiano de Bem-Estar Familiar, entidade que zela pelos direitos das crianças, os menores indicaram ter encontrado um "cachorro" na selva, sem especificar se era Wilson.
 
Foto: Divulgação/Twitter
Wilson quando era filhote
Wilson é membro dos esquadrões de busca desde que era um filhote  
 
Cáceres acrescentou que as crianças falaram "do cachorrinho que se perdeu, que não sabem onde estava e que os acompanhou durante algum tempo".  
 
Acrescenta-se a esta pista que os militares afirmam ter "encontrado pegadas que seriam as dos menores e muito próximas também as que podem ser do cão".  
 
Durante uma visita às crianças no hospital do comandante das Forças Armadas, Helder Fernán Giraldo Bonilla, as meninas Lesly e Soleiny entregaram-lhe alguns desenhos que parecem ser do cachorro Wilson.
 
"Wilson não ficará para trás", concluiu a nota do Exército.

Fonte: BBC News

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet