Notícias / Curiosidades

27/01/23 às 10:30 / Atualizada: 30/01/23 às 09:15

Confira tudo sobre a história da Renault

Redação

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Os números da Groupe Renault (no original em francês, ou Renault Group ou Renault S.A. em inglês e na forma legal) são impressionantes. Com mais de 170 mil funcionários, a empresa tem receita de 46,2 bilhões de euros e mais de dois milhões e quinhentos mil carros produzidos - todos os dados são de 2021. Para que eles fossem alcançados, entretanto, muito aconteceu. E é sobre a história da montadora francesa que você se informará.

Você sabia, por exemplo, que a empresa é, originalmente, familiar e foi fundada por um trio de irmãos? Descubra!


A fundação

Como já dito, três integrantes da mesma família são os responsáveis pelo surgimento da montadora francesa - que, por sinal, leva o sobrenome dos parentes para todo o planeta. Louis, Marcel e Fernand Renault, no dia 25 de fevereiro de 1899, criaram a empresa na cidade de Boulogne-Billancourt, na região de Île-de-France - onde está localizada Paris. Por sinal, o município de origem da instituição automobilística está a apenas oito quilômetros da capital francesa.

Com o nome de “Société Renault Frères”, a empresa foi organizada para facilitar a produção de carros de maneira industrial. Um ano antes da fundação da empresa, surgiu o Voiturette, que tinha um cavalo de potência (!) e teve cinco modelos, sendo fabricado até 1903 - quanta diferença para o Renault Kiger, por exemplo. O primeiro carro da instituição também ajudou a definir as funções dos fundadores: enquanto Louis era o homem do design e da produção, Marcel e Fernand cuidavam da administração da instituição.


Guerras mundiais

Com ajuda da França na Primeira Guerra Mundial, a Renault também ganhou força global, ajudando a fabricar táxis em todo o planeta - ainda que bem diferentes do Renault Kwid 2023. Pouco depois, outras máquinas, como tratores, carros de luxo, populares e com motores a diesel se somaram às opções da companhia. Na Segunda Guerra Mundial, a empresa se recusou a fabricar carros para a Alemanha, voltando à produção apenas após a Libertação de Paris.

A partir de meados da década de 1940, a empresa fez parcerias e comprou outras instituições para se consolidar como potência mundial na indústria automobilística - o que foi confirmado recentemente com a inclusão do SUV da Renault no portfólio da companhia.


Fórmula 1

Todos os fãs de automobilismo reconhecem a força da marca. Desde 1977, quando participou pela primeira vez da principal categoria do esporte, a empresa, com equipe própria, teve 403 corridas, com dois títulos de pilotos (ambos com Fernando Alonso, nos anos de 2005 e 2006) e de construtores (nas mesmas temporadas), 35 vitórias e 103 pódios.

Já como fornecedora de motores, são 704 grandes prêmios, treze equipes parceiras, doze títulos de construtores, onze títulos de pilotos, 169 vitórias e 461 pódios.

Toda a tecnologia utilizada nas pistas é utilizada nos modelos de carros da Renault. Desfrute de tudo isso investindo em automóveis da marca!

 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet