Notícias / Internacional

31/12/22 às 15:36

Montanhistas são presos no Irã, familiares temem pena de morte para eles

Maruza Silvério

Alta Montanha

Imprimir Enviar para um amigo
Montanhistas são presos no Irã, familiares temem pena de morte para eles

Atletas de vários esportes e conhecidos a nível nacional foram presos por participarem das manifestações contra o regime.

Foto: Divulgação

O regime autoritário do Irã prendeu diversos atletas nas últimas semanas. Entre os presos estão desde jogadores de futebol famosos no país até instrutores de escalada, escaladores, instrutores de snowboard e montanhistas. Assim, temendo represarias violentas contra esses atletas e até mesmo a aplicação da pena de morte, menbros da comunidade iraniana de montanhismo estão realizando uma petição online, pedindo a liberdade para eles.

Durante a revolta nacional do movimento pela liberdade das mulheres, famosas montanhistas iranianas (em Shiraz, Irã) estão sob custódia e correm o risco de morte nas prisões do regime. Todos foram obrigados a fazer confissões (rotina realizada pelos agentes de inteligência do regime para legalizar sua opressão) durante a detenção. A República Islâmica do Irã os acusou de terrorismo, o que na verdade é sua interpretação disfarçada de conflito civil e social. Eles estão em perigo de execução e prisão de longo prazo. Por favor, ajude-os e seja sua voz no mundo para impedir os atos deste regime totalitário, revela a petição.

Quem são esses montanhistas?
Pelo menos oito escaladores e montanhistas estão presos no momento sob a acusação de participar de manifestações e causar desordem pública. Hossein Shahravi está na cadeia a quase 2 meses. Segunda informações fornecidas pela família a página SOS Iran 2022, ele não possuí advogado e só pode receber visita uma vez durante esse período. Ainda de acordo com a família, ele não se lembra de nada do que aconteceu com ele durante esse tempo.

A revista alpinemag.fr também realizou um levantamento sobre as prisões e listou alguns atletas: “Dena Sheibani , instrutora de snowboard, foi presa em 10 de novembro. Ela estava em um táxi quando foi parada pelas forças de segurança. Sua família não tinha ouvido falar dela desde então. Eshragh Najaf Abadi , ex-membro das equipes nacionais de ciclismo e montanhismo, foi preso em 30 de outubro. Amir Arslan Mahdavi, professor de snowboard, escalador e membro da equipe nacional de montanhismo, foi preso em 26 de outubro na rua Maali Abad em Shiraz, antes de ser transferido para um local desconhecido. Em 22 de novembro, Mohammad Khived , um montanhista, foi preso, assim como Hessam Mousavi , um instrutor de escalada. Hamid Ghashghaei, um montanhista, foi preso depois de escrever “Liberdade” com giz no alto de uma montanha.

A montanhista e escaladora Mina Alikhani também foi presa e condenada a um ano de prisão e 74 chicotadas por participar de uma manifestação contra o regime, apontou a ativista Anuscheh Amir-Khalili. No entanto, em seu perfil do instagram a ativista apresenta diversas outras pessoas que foram presas e até mortas pelo regime Talibã.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet