Notícias / Curiosidades

20/12/22 às 11:30

Árvore genealógica: o que é, para que serve e como criar

Vanessa Santano

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Conhecer a sua origem é essencial para entender mais sobre si mesmo, porém, muitas pessoas não têm o conhecimento de todos os membros que fizeram parte da sua família e buscam por respostas sobre a sua ancestralidade.
 
Para isso, são criadas as chamadas árvores genealógicas, uma forma de mapear quem são os indivíduos que possuem grau de parentesco. Informação que vai muito além de curiosidade.
 
Veja a seguir, o que é, para que serve e como fazer uma árvore genealógica online de forma prática.


O que é árvore genealógica?

A árvore genealógica é uma ferramenta utilizada para traçar todas as conexões familiares possíveis, voltando ao passado e podendo descobrir relação parental com pessoas que nem imaginava.
 
Por meio da árvore genealógica, são definidos todos os graus de parentescos possíveis: pai, mãe, avó, avô, bisavó, bisavô e assim por diante. É uma forma de entender melhor as suas origens.
 
Trata-se de um mapa que pode ser feito em uma folha de papel comum ou então de maneira digital, usufruindo da criatividade. A árvore genealógica é um documento e deve ser guardado com cuidado.


Para que serve uma árvore genealógica?

Provavelmente, você já tenha feito uma árvore genealógica na escola, é uma tarefa comum nesse ambiente para as crianças e adolescentes investigarem mais sobre a sua ancestralidade.
 
Mas o objetivo da criação desse diagrama vai além disso, ele pode ser útil para diversas outras coisas. Como, por exemplo, para quem deseja morar em outro país e busca a dupla cidadania.
 
Traçando a árvore genealógica da sua família, é possível descobrir se há a conexão com algum parente que more no exterior e que possa ser um atributo para adquirir outra nacionalidade além da brasileira.
 
É o caso de quem descobre que possui um avô ou bisavô que nasceu e mora em Portugal, algo relativamente frequente devido à colonização. Com a comprovação em mãos pode ser possível conquistar o direito de cidadania portuguesa.
 
Além disso, a árvore genealógica contribui para conhecer mais sobre a sua genética, como a existência de doenças relacionadas ao DNA. O conhecimento de problemas como esse podem ajudar na prevenção e tratamento.
 
 
Como criar uma árvore genealógica?

Se depois de entender suas utilidades e as vantagens de criar uma árvore genealógica você sentiu vontade de desenvolver a sua, não se preocupe, nós vamos te ensinar como fazer isso.
 
A estrutura em si do diagrama é bem simples, os nomes e os graus de parentesco são representados geralmente por retângulos ou círculos e conectados por meio de setas e flechas. De forma que as informações fiquem bem organizadas.
 
Porém, antes disso, vem uma etapa fundamental que sem ela não é possível documentar a sua árvore genealógica. A primeira coisa a se fazer é coletar os dados sobre a sua origem.
 
Essa pesquisa das informações pode levar um tempo, afinal, nem todos têm contato com todas as partes da família e por isso, precisam de mais dedicação na procura pelos parentes mais distantes.
 
A dica é conversar com as pessoas da família que você conhece e pedir por documentos de registro, fotos antigas e demais objetos que possam levar até os mais antigos da sua ancestralidade.
 
Muitos sobrenomes acabavam sendo alterados quando os imigrantes chegavam no Brasil, então essa pode ser uma dificuldade para quem busca por completar a sua árvore genealógica.
 
Hoje em dia, a internet é uma ferramenta facilitadora para encontrar informações. Então, por mais complexo que pareça, a tecnologia pode ajudar a tornar esse processo mais eficaz.
 
Com todos os dados em mãos, é hora de montar a sua árvore. O certo é começar pelo nome de quem está fazendo o mapa e seguir pelos graus de parentesco, do menor para o maior. Exemplo: pai e mãe, depois avôs e avós.
 
Se por acaso, no meio do caminho houver alguma informação que você não conheça, pode deixar em branco esse espaço e seguir pelos parentes que já estão na lista.
 
Agora é só seguir as dicas comentadas aqui e preparar o mapa com todos que fazem parte da sua ancestralidade.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet