Notícias / Governo de MT

06/10/22 às 09:44

Outubro Rosa - Governo realizará mais de 13 mil consultas e exames voltados à saúde da mulher

Palestras, consultas e exames ocorrerão, ao longo do mês de outubro, nos oito hospitais geridos pela SES

Fernanda Nazário | SES-MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Outubro Rosa - Governo realizará mais de 13 mil consultas e exames voltados à saúde da mulher

Pelo segundo ano consecutivo a primeira dama Virginia Mendes é madrinha da ação

Foto: Jana Pessôa/Secom-MT

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), lançou nesta quarta-feira (05.10) a Campanha Outubro Rosa 2022, que tem a primeira-dama Virginia Mendes como madrinha. Neste mês, as ações de prevenção e combate ao câncer de mama serão intensificadas nos oito hospitais geridos pelo Estado. A expectativa é que sejam realizados mais de 13 mil atendimentos, entre consultas e exames.

“Estamos intensificando os serviços voltados à saúde da mulher ofertados em nossos hospitais. O objetivo é atender, com dignidade e qualidade, essas mulheres e realizar o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero. Desta forma, evitamos que muitas vidas sejam ceifadas, se forem diagnosticadas e tratadas adequadamente”, entende a secretária Estadual de Saúde, Kelluby de Oliveira.

Pelo segundo ano consecutivo, a primeira dama Virginia Mendes é madrinha da ação e foi representada no lançamento da campanha por sua chefe de gabinete da Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (Unaf), a professora Julieta Domingues.

“A primeira dama não pôde comparecer em razão de sua saúde, mas estou aqui para externar a importância que ela dá a esta causa. Ela passou por todas as incertezas e por todas as angústias, que faz muitas de nós perdermos um pouco do chão. Mas graças à Deus, a nossa primeira dama é uma dessas mulheres vencedoras. Ela teve um diagnóstico precoce e com determinação, fé e a ajuda dos médicos enfrentou este desafio e venceu. Então, deixo aqui este exemplo sobre como o diagnóstico e o tratamento precoce são importantes para aumentar a chance de cura”, diz Julieta.
 
Início do Projeto Outubro Rosa 2022
Créditos: Jana Pessôa/Secom-MT
 
A secretária adjunta de Gestão Hospitalar da SES, Caroline Dobes, anunciou durante o evento que, ao longo do mês, os hospitais geridos pelo Estado realizarão consultas, exames, palestras alusivas ao tema, oficinas e momento de beleza para servidoras, entre outras atividades.

“Agradeço aos profissionais de todos os nossos hospitais, que estão imbuídos nessa programação do Outubro Rosa. Também fizemos uma agenda voltada para as nossas servidoras, para que elas possam cuidar da sua saúde e, desta forma, consiga cuidar do próximo”, conclui Caroline.

Parceira do Governo do Estado na luta contra o câncer, a presidente do MTmamma, Josy Faire Carvalho, também participou do lançamento da campanha. Ela apontou a necessidade de as mulheres cuidarem da saúde. “A saúde da mulher é muito importante, porque somos pilares em casa e, para sermos alicerces na família, precisamos ter saúde. O diagnóstico precoce salva vidas. Por isso precisamos estar atentas ao nosso corpo. Qualquer coisa que a mulher sentir e que não esteja dentro da normalidade, eu oriento a procura por um médico”, recomenda Josy.  

Participaram do lançamento da campanha Outubro Rosa, a secretária executiva Deisi Bocalon e as secretárias adjuntas de Regulação, Controle e Avaliação, Fabiana Bardi; de Unidades Especializadas, Arlete Sá; de Aquisições e Finanças, Ivone Rosset; e de Administração, Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Cristiane Mello.
 
Início do Projeto Outubro Rosa 2022
Créditos: Jana Pessôa/Secom-MT
 
Atendimentos no HESC


Durante o mês de outubro, os oitos hospitais geridos pelo Estado realizarão ações de prevenção e combate ao câncer de mama. No Hospital Estadual Santa Casa (HESC), a unidade móvel de Saúde da Mulher auxiliará na intensificação dos atendimentos. O veículo foi inaugurado em outubro de 2021, com o objetivo de realizar atendimentos durante a campanha daquele ano. No entanto, em razão da alta demanda que havia no Estado, a unidade móvel permanece no hospital até o presente momento e irá intensificar os atendimentos neste mês.

Somente durante este mês, a direção da unidade hospitalar estima a execução 1.840 consultas com mastologista, 3.312 consultas com ginecologista, 1.840 exames de mamografia, 3.312 exames de Papanicolau, 1.380 ultrassonografias de mama e 1.380 ultrassonografias ginecológicas.

Os atendimentos serão via Sistema Único de Saúde (SUS) e seguirão a ordem de espera do Sistema de Regulação.  Os exames serão realizados de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h. Já as consultas ocorrerão às segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras, de 7h às 17h.

O público alvo é formado por mulheres entre 40 e 69 anos de idade, usuárias SUS. “As mulheres que forem diagnosticadas poderão fazer o tratamento no próprio hospital, tendo em vista que a unidade de saúde é referência em oncologia”, informa a diretora do Hospital, Patrícia Neves.

Patrícia informa ainda que as servidoras da SES serão atendidas toda sexta-feira na unidade de saúde, no decorrer da campanha. “Vamos realizar o atendimento por setor. O objetivo é que nossas colegas de trabalho também cuidem da própria saúde, pois, nós que trabalhamos cuidando das pessoas, acabamos, muitas das vezes, esquecendo de nós mesmas”, acrescenta a diretora.
 
Hospital Regional Irmã Elza Giovanella em Rondonópolis
Créditos: Mayke Toscano/Secom-MT
 
Outros hospitais

No Hospital Regional de Alta Floresta serão disponibilizados os exames preventivos de mamografia e Papanicolau (CCO) às trabalhadoras da unidade de saúde. Nos dias 21 e 22, haverá uma palestra e dia de beleza para as servidoras do local.

Em Rondonópolis, o Hospital Regional fará mamografia e CCO, além de ações alusivas ao Outubro Rosa. No dia 24, será realizada uma conversa com especialista cujo tema é ‘Câncer de Mama, como posso prevenir?’. No dia 25, haverá uma roda de conversa sobre a saúde da mulher trabalhadora e, no dia 26, uma oficina de vivências sobre a vida após o diagnóstico de câncer.

O Hospital Regional de Cáceres promoverá para as trabalhadoras do local aferição da pressão arterial, pesagem com bioimpedância, estratégias de educação em saúde in loco nos setores hospitalar, consultas com especialistas, exames específicos e orientações.
 
Hospital Regional de Sorriso reforma e ampliação
Créditos: Christiano Antonucci
 
Em Sinop, o Hospital Regional iniciou as atividades do Outubro Rosa na segunda-feira (03), com atendimento estético, encerrado nesta quarta-feira, às trabalhadoras da unidade. Nestas quinta e sexta-feira (06 e 07), a unidade oferecerá, por meio de parcerias, sessão de beleza Mary Kay, trançados de cabelo, drenagem facial, escalda pés e ventosaterapia.

Nos dias 16, 17, 23 e 24, haverá exames de CCO. Já entre os dias 10 e 17 serão realizadas diversas palestras com o tema câncer de colo de útero e doenças sexualmente transmissíveis (DST's). No dia 24, a unidade promoverá ações, como corte de cabelo e designer de sobrancelha, para pacientes internadas.

O Hospital Regional de Sorriso realizará CCO, além de palestras para as trabalhadoras da unidade. O Hospital Regional de Colíder promoverá rodas de conversas, CCO, exame físico e ultrassonografia de mamas.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet