Notícias / Curiosidades

30/03/21 às 18:03 / Atualizada: 30/03/21 às 18:11

Saiba tudo sobre pós-graduação em neuropsicopedagogia

Agnes Hehn

Agua Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
Apesar de muitas pessoas acreditarem que a atuação de um pedagogo se resume aos muros de uma instituição de ensino, o mercado de trabalho é amplo, especialmente para quem investe em uma pós-graduação, como a pós-graduação em neuropsicopedagogia.

A Neuropsicopedagogia é uma ciência transdisciplinar, fundamentada nos conhecimentos da neurociência aplicada para a educação. É uma área que tem sido cada vez mais procurada por pessoas formadas em Pedagogia, que procuram uma área para se especializar.

Para atuar nesse campo, o profissional pode fazer uma pós-graduação ead em neuropsicopedagogia — devido ao atual cenário de pandemia mundial, fazer o curso online é o mais recomendado e mais eficaz para evitar a contaminação por vírus. Continue lendo e saiba tudo sobre essa pós-graduação EAD.
 

O que é Neuropsicopedagogia?

De acordo com o Art. 10 da resolução 03/2014 da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPP), a Neuropsicopedagogia é uma ciência transdisciplinar, que é fundamentada nos conhecimentos da neurociência aplicada para a educação.

Ela tem como objetivo principal estudar a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana em uma perspectiva de reintegração pessoal, social e educacional.

Há mais de cem anos pesquisadores buscam aprimorar seus estudos sobre o cérebro humano, e felizmente, atualmente o entendimento dos processos cerebrais é cada vez mais acertado. Com tantos avanços, a educação é capaz de se beneficiar deles, através de profissionais formados em educação especial e neuropsicopedagogia.

Afinal, a educação é uma área que lida com as particularidades do cérebro humano, sobretudo no que se refere aos estímulos da aprendizagem. Ou seja, a neuropsicopedagogia é uma ciência que estuda o sistema nervoso e sua atuação no comportamento humano.

 
Onde o profissional pode atuar?

Selecionamos também, os locais e principais atuações do profissional formado em neuropsicopedagogia ead ou presencial. Conheça:

 
Em instituições de ensino

Em instituições de ensino: as dificuldades de aprendizagem do aluno podem acontecer por inúmeros motivos, sendo esse um dos maiores desafios para especialistas em gestão escolar e coordenação pedagógica.

O neuropsicopedagogo é responsável por identificar esses problemas através dos conhecimentos obtidos em sua formação, assim, ele pode auxiliar e instruir o aluno com dificuldades da melhor forma possível, sempre visando a qualidade do ensino e se certificando de que o aluno está aprendendo.


Clínicas e Hospitais

Uma das principais intervenções do psicopedagogo em clínicas é a atuação com crianças autistas, a função do profissional é ajudá-las e ajudar na melhoria do desenvolvimento cognitivo delas. Apresentando táticas para melhorar habilidades como o raciocínio, resolução de problemas e expressão de opinião em atividades do dia a dia.

Já em hospitais, o formado em pós-graduação ead em saúde e bem estar social ou em neuropsicopedagogia atua principalmente em programas terapêuticos, em casos típicos como pessoas com Alzheimer ou que sofreram um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O objetivo é oferecer aos pacientes maior bem-estar e autonomia.

 
Benefícios da Neuropsicopedagogia

Para finalizar, selecionamos os principais benefícios da Neuropsicopedagogia, confira:

 
  • Contribuição para o bem-estar humano;
 
  • Aumentar a escolaridade infantil;
 
  • Fazer com que o mundo seja um lugar mais inclusivo.
 
E muitos outros!

Não deixe de investir em uma pós-graduação EAD em educação para pedagogia, assim, você será capaz de atuar em áreas como essa, um pedagogo não precisa se limitar à sala de aula.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet