Notícias / Governo de MT

19/03/21 às 20:22

Esclarecimento após falha - Sindicato confirma erro de instituto e afirma: “alíquota do ICMS do etanol é 12,5%”

Secom-MT

AguaBoaNews / Cuiabá

Imprimir Enviar para um amigo
Esclarecimento após falha - Sindicato confirma erro de instituto e afirma: “alíquota do ICMS do etanol é 12,5%”

A alíquota mato-grossense de ICMS sobre o etanol é a menor do país

Foto: Tchélo Figueiredo - SECOM/MT

A alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrada em Mato Grosso sobre o etanol é de 12,5%. No entanto, em notas fiscais de postos de combustíveis, os consumidores tem encontrado o valor sobre 25%.

O equívoco já foi identificado pelo Sindipetróleo, que solicitou a correção ao Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). O banco de dados do IBPT aponta ser de 25% a alíquota em Mato Grosso. Entretanto, o Governo do Estado concede 50% de desconto neste imposto, sendo a alíquota correta 12,5%.

Em nota, o sindicato esclarece trabalhar para que a informação correta seja repassada ao consumidor.

A alíquota mato-grossense de ICMS sobre o etanol é a menor do país.

Confira a nota do Sindipetróleo:

O SINDIPETRÓLEO-MT vem esclarecer que os sistemas de T.I. utilizados pelos postos revendedores buscam a informação sobre tributos no Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), para serem impressos nas notas e cupons fiscais de forma aproximada e sem valor fiscal. A alíquota de ICMS do etanol em Mato Grosso é de 25%, e está alíquota que está sendo informada pelo IBPT. Porém, o Estado de Mato Grosso concede 50% de desconto neste imposto, sendo a alíquota correta 12,5%. O Sindicato trabalha junto ao IBPT para que a correção seja realizada, a fim de passar a informação correta ao consumidor.
Cuiabá, 19 de março de 2021

Sindipetróleo-MT

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

Curso para Agentes da Pastoral da Ecologia

A Pastoral da Ecologia Integral da Arquidiocese de Cuiabá vai promover mais um Curso para a formação de Agentes, multiplicadores, a ser realizado nos dias 26 de Maio, 02 e 16 de Junho, no Auditório da Livraria Paulinas...

 
 
 
 
Sitevip Internet