Notícias / Curiosidades

04/03/21 às 10:15

Arquitetura hospitalar e humanização de atendimentos: entenda a relação

Agnes Hehn

Agua Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
Você já parou para pensar como a arquitetura hospitalar pode ser um ponto crucial para o conforto e estadia de quem precisa de atendimento médico? Pois é! É exatamente nesse ponto que a arquitetura hospitalar trabalha em conjunto com um atendimento humanizado.

Acompanhe o nosso blog e veja a importante relação da humanização e o pensamento sobre a estrutura e mobiliário de um ambiente hospitalar!


Arquitetura hospitalar: por que investir?

Sabemos que o papel da arquitetura como um todo é atender as necessidades gerais de uma ou mais pessoas com embasamento em conforto, beleza e bem-estar, por isso, o hospital arquitetura é tão importante quanto o próprio atendimento.

É na estrutura do ambiente e com a arquitetura de hospitais que começam as preocupações sobre como o local quer receber o seu público, qual o seu foco e como serão reconhecidos. Quando nos referimos sobre clínicas, consultórios e hospitais essa preocupação precisa ser o pontapé inicial, afinal, são locais onde as pessoas não gostariam de estar!

A arquitetura hospitalar é um dos pontos que influenciam na humanização nas unidades hospitalares. Ventilação, iluminação, cores, espaços de convívio, entre outros elementos são fundamentais para tornar um ambiente mais acolhedor.


O que é atendimento humanizado

Sabemos que estar dentro de um hospital, na maioria das vezes, é sinal de que algo não está funcionando muito bem. É preciso muita cautela e empatia para realizar atendimentos nesses locais, e a busca por métricas humanizadas deve ser prioridade.

De acordo com a definição do “HumanizaSUS”, a humanização é a valorização dos usuários, trabalhadores e gestores no processo de produção de saúde. Por isso, até mesmo as poltronas de hospital podem ser diferenciais como forma de atendimento.

A humanização do atendimento também requer uma mudança na política de atendimento do hospital, o que proporciona uma evolução geral da equipe na prestação de assistência à saúde, nos seus processos e também na arquitetura de hospitais.

Capacitação da equipe, boa comunicação, tecnologia, constantes melhorias e até mesmo um bom sofá para hospital fazem parte das vertentes desse tipo de atendimento preferido pela maioria dos brasileiros!

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet