Notícias / Curiosidades

03/02/21 às 09:15 / Atualizada: 04/02/21 às 12:07

Tudo o que você precisa saber sobre fachadas de ACM

Agnes Hehn

Agua Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
O que significa ACM? ACM (Aluminium Composite Material) é, basicamente, o nome dado ao revestimento em alumínio composto. Constituído por duas lâminas de alumínio e uma camada de polietileno, esse tipo de material costuma ser escolhido quando o objetivo é trazer leveza e imponência ao local.

Pode ser que você se lembre de fachadas que tenham chamado a sua atenção. É bem provável que alguma delas seja uma fachada de ACM. Há algum tempo, empresas e estabelecimentos procuram este tipo de revestimento externo de fachadas visando, principalmente, ao requinte do ambiente.
Separamos a seguir algumas dúvidas frequentes sobre os revestimentos de ACM para que você entenda mais sobre o assunto.


As fachadas em ACM são exclusivas para empresas?

Claro que não. Empresas e estabelecimentos comerciais escolhem esse tipo de material porque ele causa grande impacto visual aos consumidores. Uma fachada com revestimento em ACM será lembrada com muito mais facilidade.

Mas, esse não é um material restrito a esses locais. O ACM é um material tão versátil que pode ser aplicado até mesmo dentro da sua casa. Assim como ele é utilizado em restaurantes como uma grande peça de decoração, você pode aplicar uma placa de ACM na sua cozinha, por exemplo.

É importante que, para isso, profissionais da área sejam consultados.


Quanto tempo dura um revestimento ACM?

A durabilidade das fachadas em ACM está diretamente ligada à manutenção das placas. O tempo de duração estimado por cada empresa pode variar, mas o indicado é que a limpeza de todo o revestimento nesse material seja feita, no mínimo, quatro vezes por ano.

Deve-se evitar a utilização de produtos de limpeza abrasivos. Para manter o brilho e conservar a placa de ACM, detergente neutro e água são os mais recomendados.


Como é feita a aplicação de ACM?

A aplicação de ACM pode ser feita de diferentes formas. A instalação mais usual é realizada utilizando pinos de fixação que garantem a segurança de quem está dentro e fora do ambiente. Já o tempo médio de aplicação pode variar dependendo do tamanho do projeto.


Posso trocar o guarda corpo de vidro por um em ACM?

Essa é uma questão complicada porque além de estética, envolve segurança. O guarda corpo é um item de segurança que pode evitar a queda em eventuais acidentes. Em regiões externas como varandas, o ideal é utilizar os guarda corpos de vidro ou, se você preferir, os guarda corpos de alumínio.

Agora, se o seu objetivo é cercar uma área interna ou, simplesmente, diferenciar o visual da escada, as placas em ACM podem ser utilizadas. Contudo, é importante consultar profissionais gabaritados antes de realizar qualquer modificação por conta própria. Lembre-se que a segurança é o fator mais importante nesse caso.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet