Notícias / Governo de MT

18/12/20 às 19:46

Mais 12 escolas serão entregues no início de 2021; novos prédios e reformas completas

Mais de R$ 32 milhões foram investidos. Serão 37 novas salas de aulas, além das atuais existentes nas escolas reformadas totalizando 142 salas de aulas.

Adilson Rosa | Seduc-MT

AguaBoaNews / Cuiabá

Imprimir Enviar para um amigo
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), investe em infraestrutura escolar e mais 12 escolas começam a ser entregues logo no início de 2021.

Entre reformas e novas construções, as unidades receberam investimento de R$ 32 milhões, sendo três delas conveniadas. De um modo geral, serão 37 novas salas de aulas,  totalizando 142 salas de aula e, com isso, ampliando de forma considerável a oferta de vagas na rede estadual. 

As novas escolas e as reformadas, todas as unidades, receberão mobiliário: carteiras e armários, além de aparelhos de condicionadores de ar.

É o caso da Escola Estadual Júlio Muller, em Barra do Bugres (168 quilômetros a médio-norte de Cuiabá) que teve reforma geral e se transformou numa nova escola.

Em Nobres, (146 quilômetros a médio-norte), a EE Marechal Cândido Rondon também foi reformada por completo, deixando a comunidade escolar satisfeita. São oito salas de aula, biblioteca, sala multifuncional, sala de música, parte administrativa, banheiros, cozinha e refeitório, além da adaptação de acessibilidade.


Reforma da escola Marechal Candido Rondon - Vila Roda D água - Coqueiral - Distrito de Nobres
Créditos: Christiano Antonucci

 
A EE Coronel Vanique, em Nova Xavantina (645 quilômetros a leste de Cuiabá) é outra unidade escolar que recebeu reforma geral, pois estava prestes a ruir. Os problemas estruturais e falta de adequações são coisa do passado – a comunidade escolar não vê a hora de receber a escola totalmente renovada.

“São escolas que, muitas vezes, nunca receberam uma manutenção preventiva desde que foram inauguradas. Com o tempo, os prédios foram se deteriorando e tivemos que fazer reforma completa. Mais que um prédio novo, é conforto para alunos e profissionais da educação, é motivação para todos, refletindo na aprendizagem. Sem falar que os pais participam mais das atividades escolares”, salienta o secretário de educação, Alan Porto.  

Escolas novas

Em Tangará da Serra (239 quilômetros a médio-norte de Cuiabá), a cidade aguarda com expectativa a inauguração da EE Vereador Bento Muniz, no bairro Altos do Tarumã. Será uma escola com 12 salas de aulas, dependências administrativas, quadra poliesportiva e acessibilidade.




Em Itanhangá (403 quilômetros ao norte de Cuiabá), a reforma na EE Bromildo Lawisch, em convênio com a Prefeitura Municipal, possibilitou a construção de mais cinco novas salas de aula. São até 300 novas vagas na escola.

Outra escola que está com a reforma quase pronta é a EE Marechal Dutra, em Rondonópolis (212 quilômetros ao sul de Cuiabá), com um vestiário completo – masculino e feminino - da quadra poliesportiva, além da estrutura física.

Em Jaciara, a comunidade escolar do Distrito de Celma aguarda a entrega da EE do Campo Celestino Correa da Costa, em convênio com o Governo Federal.

Em Várzea Grande, a EE Arlete Maria da Silva está na fila para ser entregue em breve para a comunidade escolar, após anos e anos de espera.


Reforma Escola Estadual Arlete Maria da Silva Asa Bela Várzea Grande
Créditos: Marcos Vergueiro/Secom-MT

 
Em Cuiabá

A Capital terá em breve uma escola nova e duas reformadas por inteiro com tudo novinho. No Bairro Pedra 90, o sonho tão aguardado de ter nova unidade escolar será concretizado. O prédio da EE Mário de Castro está quase pronto.

No mesmo ritmo estão as obras das reformas das EE Hermelinda de Figueiredo e Cleinia Rosalina, que também fazem parte da lista das próximas inaugurações.

O secretário adjunto de Infraestrutura e Patrimônio, Fernando Wieczoreck de David, explica que as obras nas 12 escolas em fase final, faltando pouco para serem concluídas. “Estamos nos detalhes, são escolas reformadas com cara de novas, além dos prédios completamente novos”, comemora
.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

Curso para Agentes da Pastoral da Ecologia

A Pastoral da Ecologia Integral da Arquidiocese de Cuiabá vai promover mais um Curso para a formação de Agentes, multiplicadores, a ser realizado nos dias 26 de Maio, 02 e 16 de Junho, no Auditório da Livraria Paulinas...

 
 
 
 
Sitevip Internet