Notícias / Governo de MT

02/03/20 às 09:27

Ciopaer - Servidores são capacitados para atuar na primeira UTI Aérea do Estado

A partir de segunda-feira (02.03), servidores do Ciopaer e da Secretaria de Saúde (SES) iniciam aulas práticas e teóricas para a atuação do serviço aeromédico

Hérica Teixeira | Sesp-MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Ciopaer - Servidores são capacitados para atuar na primeira UTI Aérea do Estado

Foto: Christiano Antonucci

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), realiza nesta segunda-feira (02.03) a aula inaugural para o início da operação da UTI Aérea em Mato Grosso. Até sexta-feira (06.03), pilotos, copilotos e profissionais de saúde serão capacitados para o trabalho operacional, com disciplinas teóricas e práticas.

O início das atividades será às 8 horas, no auditório da antiga sede da Infraero, no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. A aeronave com UTI Aérea passa a atuar na próxima semana.

O avião, modelo Chayenne II XL, foi adquirido nos Estados Unidos da América (EUA) e tem capacidade para dois tripulantes, seis passageiros e autonomia de seis horas e 30 minutos de voo. A aquisição da primeira aeronave e a adequação de outra unidade custaram R$ 3,8 milhões e o valor foi viabilizado pelo Ministério Público Estadual (MPE) e o Poder Judiciário, por meio de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

Para a aquisição e adequação do avião, o Ciopaer criou uma Comissão de Implantação de Serviço Aeromédico, que definiu modelo, equipamento e atuação que melhor atende à demanda do Estado. Dentro da Comissão há também o processo de treinamento dos tripulantes, médicos e enfermeiros, que foram disponibilizados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).

Com a aquisição recente, a corporação dispõe de seis aeronaves e três helicópteros para atuar em operações aéreas em todo o Estado. Além da sede, que fica no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, o Ciopaer tem uma base descentralizada no município de Sorriso.

O Ciopaer atua em conjunto com as unidades das forças de segurança: Polícia Militar (PM-MT), Polícia Judiciária Civil (PJC-MT) e Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT) e com outras secretarias estaduais, a exemplo da Saúde (SES) e Meio Ambiente (Sema).

As atividades do Ciopaer foram regulamentadas pelo Governo do Estado, em 17 de novembro de 2006, com o objetivo de centralizar em um único órgão o controle, operação e manutenção de aeronaves rotativas e de asas fixas empenhadas em atividades policiais. Ao todo, 90 servidores fazem parte do efetivo da unidade.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Alimenta o tráfico

         Discute-se porte e posse de drogas. Lembremos que quem alimenta os traficantes enriquecendo-os, tornando-os poderosos, com tentáculos na máquina estatal, capaz de corromper, são exatamente os...

 
 
 
 
Sitevip Internet