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07/05/19 às 08:54 / Atualizada: 07/05/19 às 09:01

3ª Parcela - Seduc repassa mais R$ 7,7 milhões para transporte escolar de municípios

Ao somar valor referente às duas primeiras parcelas, quitadas em março e abril, prefeituras já receberam do Estado cerca de R$ 23 milhões.

Adilson Rosa | Seduc MT

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3ª Parcela - Seduc repassa mais R$ 7,7 milhões para transporte escolar de municípios

Seduc reafirma compromisso com repasses às prefeituras

Foto: Adilson Rosa Seduc MT

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) repassou, na quinta-feira (02), o valor de R$ 7,7 milhões aos 141 municípios de Mato Grosso para o transporte escolar. O recurso é referente à 3ª parcela de 2019, que é paga no mês de maio. Somado esse valor às duas primeiras parcelas, quitadas em março e abril, as prefeituras receberam do Estado cerca de R$ 23 milhões.

Um total de 10 parcelas é destinado anualmente para os municípios, refernte ao transporte escolar. A previsão é que este ano sejam pagos R$ 69,4 milhões para esse serviço, com recursos oriundos do Governo estadual. Os municípios que ainda estão pendentes com a prestação de contas estão com o repasse retido, que será liberado após regularização.

O transporte dos estudantes da rede estadual de ensino, residentes na zona rural, é executado pelo Estado de Mato Grosso em parceria com os municípios. 

Conforme explica a secretária da Pasta, Marioneide Kliemaschewsk, o repasse é feito direto às prefeituras, pois o transporte escolar fica a cargo da gestão municipal, que é responsável pela manutenção dos veículos e pela contratação dos motoristas. “Estamos honrando com todos os nossos compromissos e esses repasses são um exemplo de nosso empenho”, destaca a gestora.
O valor disponibilizado para cada município depende da quilometragem diária realizada pelos veículos, percorrendo os trajetos em buscar e levar os estudantes até as unidades educacionais. O transporte escolar é um direito dos estudantes residentes em zona rural, que é um local de difícil acesso. O objetivo é promover o desenvolvimento social inclusivo, articulado com a nova organização da estrutura escolar; diminuir o índice de evasão escolar, garantir a permanência dos estudantes na escola; e fortalecer a educação do e no campo.

 
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