Notícias / Eleições

14/10/15 às 10:08 / Atualizada: 14/10/15 às 10:20

Pela 1ª vez, duas chapas disputam comando da Aprosoja - veja lista

Gabriele Schimanoski

RDNews

Imprimir Enviar para um amigo
Pela primeira vez, duas chapas disputam o comando da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja). A entidade foi fundada há 10 anos e representa cerca de 5 mil agricultores.

Nesta terça (13), foram homologadas duas chapas pela Comissão Eleitoral da instituição para o Biênio 2016/2017. “Aprosoja Forte”, encabeça por Endrigo Dalcin, produtor de Nova Xavantina e atual vice-presidente Leste e “Unir para Fortalecer”, liderada por Reck Júnior, produtor de Tangará da Serra e atual vice-presidente Oeste.

Ocorre que, até então, Endrigo seria o candidato único da Aprosoja, no entanto, uma reviravolta aconteceu com a candidatura de última hora de Reck Júnior. Nos bastidores, Reck é apontado como candidato tanto do atual presidente Ricardo Tomzyck quanto dos chamados figurões da soja, entre eles, os primos Blairo Maggi, senador republicano, e Eraí Maggi (PP), o ex-senador Gilberto Goeller e o vice-governador Carlos Fávaro (PSD), que comandou a instituição até 2014, quando se descompatibilizou para disputar as eleições gerais.

O racha teria ocorrido após Endrigo não cumprir acordos firmados com membros do núcleo duro da Aprosoja. Da atual diretoria e conselho da Aprosoja, seis membros compõem a chapada de Endrigo, enquanto Reck, contará com apenas dois, o que expõe a divisão dos grupos. “O surgimento de duas chapas faz parte do processo democrático de representação de classe, e mostra um momento de amadurecimento da Aprosoja”, ameniza Ricardo Tomczyk.

O eleito será responsável por representar a classe produtora do Estado, que mais produz soja e milho no país, bem como sua valorização. Atualmente, o orçamento da Aprosoja supera os R$ 25 milhões - sendo composto por verbas do Fundo de Amparo a Cultura da Soja (Facs), que é investido na realização de projetos técnicos, de representação de classe, pesquisas, entre outros. 

Eleição
A eleição para escolha da nova diretoria será realizada em 09 de novembro, das 8h às 18h. Só poderão votar os associados que estiverem em dia com a instituição. O eleitor poderá votar no seu núcleo, bem como nos demais Núcleos da Aprosoja e na sede em Cuiabá, basta apresentar um documento original com foto.

Também serão realizadas eleições para os novos delegados, responsáveis por representar a entidade localmente, trazendo as demandas do campo para a criação de projetos e norteando as ações.  

 
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - Pirâmides. Mistério.

          A cada momento cientistas e estudiosos nas respectivas áreas, nos trazem informações valiosíssimas a respeito do...

 
 
 
 
Sitevip Internet