Notícias / Eleições

07/10/18 às 18:16

TRE-MT afirma que é falsa a alegação de que urna não processa voto para presidente

Estadão Conteúdo

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
TRE-MT afirma que é falsa a alegação de que urna não processa voto para presidente

Foto: Chico Ferreira, Grupo Gazeta

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) divulgou uma nota de esclarecimento para rebater mensagens que circulam na internet e nas redes sociais e afirmar que é falsa a alegação que as urnas eletrônicas do Estado não estariam processando os votos em "determinado candidato a presidente".

Segundo o órgão, há uma série de fatores que podem induzir eleitores a "essa falsa conclusão", entre eles a ansiedade para realizar primeiro o voto no candidato ou na candidata à Presidência. No entanto, ressalta o TRE-MT, as urnas são programadas para computar as escolhas aos cargos eletivos na seguinte ordem: deputado federal, deputado estadual, primeira vaga de senador do Estado, segunda vaga de senador do Estado, governador e, só então, presidente da República.

"Se o eleitor apertar os dois dígitos do candidato a presidente da República em primeiro lugar, e se nesse Estado aquela legenda não lançou candidatos a deputado federal, aparecerá a expressão 'voto nulo'", esclarece o tribunal mato-grossense. "Daí o fato de o eleitor pensar que a urna eletrônica anulará seu voto para presidente."

Além disso, o TRE-MT garantiu que são falsos os vídeos circulando na internet em que uma urna supostamente completaria, "por sua conta", o voto para presidente. "Trata-se de falsificação grosseira. Esses vídeos sequer mostram o teclado da urna", encerra a nota.

(Com Agência Estado)
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Coronavírus. Fé. Deus é Justo!

Deixamos de direcionar nossas metas de evolução e crescimento no âmbito da moral, e pior ainda, nos preocupamos com coisas materiais que não nos levam a nada, a não ser nos dar prazer e encantamentos, exaltando...

 
 
 
 
Sitevip Internet