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02/06/18 às 15:18

Canarana - MT-020 ainda tem 126 km de chão e será concluída pela iniciativa privada

O Pioneiro com Só Notícias

Edição: Clodoeste 'Kassu' AguaBoaNews

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Canarana - MT-020 ainda tem 126 km de chão e será concluída pela iniciativa privada

Foto: Assessoria

Duas equipes de vereadores de Canarana cruzaram na sexta-feira, 25, os 266 km da MT-020, entre Canarana e Paranatinga, estrada que encurta em 200 km o trajeto a Cuiabá em relação ao trajeto por Barra do Garças.

Dos 266 km, 140 estão asfaltados e 126 km são de estrada de chão. Dos 100 km (3 lotes de 33,3 km) a partir de Paranatinga, sob responsabilidade da empresa Zopone, tem 28 km de asfalto e 72 de chão. Máquinas trabalhando no lote do meio.

Nos dois lotes subsequentes, tem 22 km de asfalto e 44 de chão. Esse trecho era de responsabilidade da empresa Base Dupla, que já foi tirada pelo Governo do Estado por serviço mal feito. Ainda não foi contratada oura para assumir as obras.

Nos últimos três lotes, que chegam a Canarana, sob responsabilidade da empresa Rodocon, dos 100 km, 90 tem asfalto e 10 km são de chão. Máquinas trabalhando nos últimos 10 km. Esse foi o trecho onde as obras mais andaram até o momento.

O asfalto da Rodocon parece ser de boa qualidade. O asfalto feito pela Base Dupla parece ser de baixa qualidade. O asfalto da Zopone apresenta defeitos. A estrada de chão tem partes que possibilitam boa trafegabilidade e partes muitos ruins…

Gasta-se menos combustível vindo de Cuiabá por Paranatinga do que por Barra do Garças, mas o tempo de viagem é o mesmo por conta dos trechos ruins nas partes de estrada de chão. Recomenda-se não ir com carro pequeno pela MT-020.

Pela previsão, nesse período de seca, a Rodocon conclui os 10 km que resta e a Zopone deve concluir mais uma parte, fazendo com que reste em torno de 100 km de chão para asfaltar dos 264, ou seja, pouco mais de um terço da estrada.

Trafegaram pelo trecho os vereadores Rafael Govari, Soni Porsch, Pedro Teixeira, Dili Feijó, Manu Magni, Gilmar Miranda e Miro Alves.

Conforme informações divulgadas neste início de semana, está sendo finalizada a fase de estudos de viabilidade para concessão de mais quatro trechos de rodovias estaduais em Mato Grosso, que serão repassados à iniciativa privada.

Segundo o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, dois deles devem ser concedidos ainda este ano. “Vamos recebendo os projetos, validando e entregando. Vamos soltar mais dois trechos ainda este ano”, afirmou.

Segundo ele, os quatro trechos que estão mais próximos da fase de licitação são: MT-130, de Paranatinga a Primavera do Leste; MT-220, entre Sinop e Tabaporã; MT-358, entre Tangará e Itanorte; e MT-020, entre Paranatinga e Canarana. O secretário não detalhou quais serão os dois primeiros trechos concedidos.

Conforme Duarte, primeiro as empresas farão as obras e depois a cobrança de pedágio. No total, serão incluídos na segunda fase do programa mais de 2.600 km, divididos em 12 trechos rodoviários, com investimentos superiores a R$ 6 bilhões. Ao todo, serão concedidos (somadas as duas fases) 3.126 km de rodovias.

“Entendemos que as concessões são instrumentos modernos para garantir a qualidade das rodovias estaduais. O Pró-Estradas Concessões é um programa que vem somar como uma nova agenda de desenvolvimento de Mato Grosso. O Brasil hoje não tem como pensar em fazer investimentos em infraestrutura sem Parcerias Público Privadas (PPP). A essência do programa é trazer o capital privado para investir no Estado”, afirmou Marcelo Duarte.

Assim, para conclusão da MT-020, conforme a informação, os trechos restantes serão repassados para a iniciativa privada, que fará as obras e cobrará pedágio.

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