Notícias / Eleições

02/06/18 às 10:54

Tocantins vai escolher novo governador neste domingo; confira os números da eleição

Mais de um milhão de eleitores são esperados nas urnas. Quem vencer fica no comando do Palácio Araguaia até o fim do ano.

G1 Tocantins

Edição: Clodoeste 'Kassu' AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Tocantins vai escolher novo governador neste domingo; confira os números da eleição

Quem ganhar a eleição fica no comando do Palácio Araguaia até dezembro

Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Os moradores do Tocantins vão escolher um novo governador neste domingo (3). Mais de um milhão de eleitores são esperados nas urnas para votar e escolher qual dos sete candidatos na disputa vai comandar o Palácio Araguaia até o fim do ano.
 
A segurança da eleição será feita por 1.290 policiais militares e também por equipes do Exército nas aldeias indígenas em cinco cidades. O número de soldados não foi informado pelo 22º Batalhão de Infantaria, responsável pela operação.
 
Os eleitores vão comparecer a 4.109 sessões eleitorais. 297 delas são adaptadas para a acessibilidade de pessoas com dificuldade de locomoção. O atendimento aos cidadão será feito por 14,205 voluntários e por 873 funcionários do Tribunal Regional Eleitoral.
 
A eleição estava fora do planejamento do TRE para o ano e está sendo realizada após o ex-governadore Marcelo Miranda (MDB) ser cassado por suspeita de uso de caixa 2 na campanha eleitoral dele em 2014. Ao todo, organizar o pleito fora de época custou aos cofres públicos aproximadamente R$ 15 milhões.
 
Uma das partes mais complexas da logística no Tocantins é a distribuição das urnas para a votação nas aldeias indígenas. O estado tem 4.275 eleitores indígenas cadastrados distribuidos em 25 seções eleitorais.
 
No domingo (3), as seções eleitorais fecham às 17h. Quem já estiver na fila neste horário vai receber senha e poder votar normalmente, mas quem chegar depois não vai pode mais entrar nos locais de votação.
 
O TRE trabalha com a meta de entregar o resultado em até cinco horas após o fechamento das urnas, mas nas últimas eleições os votos têm sido computados mais rápidamente graças ao sistema eletrônico usado pela Justiça Eleitoral.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet