Notícias / Curiosidades

24/09/17 às 23:52 / Atualizada: 25/09/17 às 00:25

19 das fotos mais antigas do mundo revelam um lado raro da história

Uma imagem vale mais do que mil palavras, certo? E é exatamente por isso que reunimos 19 fotos antigas, feitas entre 1820 e 1860, que oferecem um vislumbre curioso sobre a história da fotografia e do mundo. Como:

Natasha Romanzoti, LiveScience via Super Listas

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
19 das fotos mais antigas do mundo revelam um lado raro da história

1. A foto mais antiga do mundo

Foto: Divulgação

Esta é a foto mais antiga do mundo, feita em 1826 por Joseph Nicephore Niépce, a partir da janela de sua propriedade em Saint-Loup-de-Varennes, na França.

Niépce usou uma placa de estanho coberta com uma mistura que incluía betume e água. O francês colocou a placa dentro de uma câmera e, durante um período de muitas horas (talvez dois dias), a luz endureceu parte do betume na placa, produzindo uma paisagem de edifícios, que era a vista de sua janela. As partes não endurecidas foram lavadas para produzir a fotografia.

Esta técnica foi chamada “heliográfica” por Niépce.

2. Louis Daguerre

A técnica heliográfica desenvolvida por Niépce produzia fotos de má qualidade que não eram econômicas de se criar. Não foi até que Niépce se associou com Louis Daguerre, na década de 1830, que uma técnica fotográfica mais efetiva foi desenvolvida.
 
 
A técnica usava placas de iodeto de prata e mercúrio. Foi chamada de “daguerreótipo”, em homenagem a Daguerre.

Niépce morreu em 1833 quando a nova metodologia ainda estava sendo desenvolvida. O daguerreótipo acima mostra justamente Daguerre.

3. Um dos primeiros daguerreótipos

Feita em 1837, esta foto mostra moldes de gesso e é uma das primeiras imagens tiradas por Louis Daguerre usando sua técnica.

Ele manteve seu método em segredo até 1839, quando o governo francês lhe concedeu uma pensão vitalícia, em troca da revelação de como suas fotos eram produzidas.

4. Vista do lar de Louis Daguerre


Feita em 1838, esta imagem mostra a vista da casa de Louis Daguerre. Os primeiros daguerreótipos exigiam um longo tempo de exposição, dificultando a captura de pessoas ou objetos em movimento.

Também era difícil tirar fotos decentes em condições que não possuíam uma boa iluminação.


5. Imagem mais antiga de uma pessoa viva

Esta imagem da rua Boulevard du Temple, em Paris, foi feita em 1838 por Louis Daguerre. Se você olhar de perto, na parte inferior esquerda, você pode ver um homem polindo a bota de outro indivíduo.

Na época em que esta fotografia foi produzida, os tempos de exposição eram longos demais, e as pessoas que se moviam rapidamente não podiam ser capturadas. Apenas a pessoa tendo suas botas polidas e o polidor permaneceram tempo suficiente em quadro para apareceram na imagem.

Esta foto é frequentemente creditada como sendo a primeira a mostrar uma pessoa viva.

6. Selfie mais antiga

Robert Cornelius, um fotógrafo americano, fez esse autorretrato em um pátio na Filadélfia, em outubro de 1839. Nesta fase, os daguerreótipos precisavam de um longo tempo de exposição, tornando difícil tirar fotos de pessoas. Cornelius provavelmente teve que ficar quieto por alguns minutos enquanto sua câmera fazia a captura da imagem.

Esta pode ter sido a primeira selfie do mundo.

7. Primeira foto da lua

Feita pelo cientista e historiador inglês John William Draper em 1840, esta imagem é uma das primeiras tentativas de fotografar a lua.

Tirar uma foto à noite em condições pouco iluminadas era uma tarefa difícil na época, algo que pode ser visto na má qualidade desta imagem.

Mais tarde, em 1850, Draper e o astrônomo William Cranch Bond criaram um daguerreótipo da estrela Vega, parte da constelação Lyra
.

8. Primeiro daguerreótipo de um presidente atual dos Estados Unidos

O primeiro daguerreótipo de um presidente atual dos Estados Unidos mostra William Henry Harrison, que morreu em 4 de abril de 1841, após apenas 30 dias no cargo, possivelmente devido a pneumonia.

Tal daguerreótipo, capturado no início da presidência de Harrison, agora está desaparecido. A imagem acima é uma foto feita em 1850 a partir de um retrato pintado de Harrison.

9. Foto de John Quincy Adams, a mais antiga de um presidente americano

Esta foto de John Quincy Adams, que serviu como presidente dos EUA de 1825 a 1829, foi feita por Philip Haas em seu estúdio em Washington em março de 1843, depois que Adams tinha deixado o cargo.

Adams teria dado a foto a um aliado no Congresso, Horace Everett, de acordo com o New York Times.
Aparentemente, o retrato manteve-se na família Everett e apenas recentemente ressurgiu.

Esta imagem, que mede cerca de 13 por 10 centímetros, será leiloada em outubro deste ano, e deve arrecadar entre US$ 150.000 e US$ 250.000.

10. Foto mais antiga de Abraham Lincoln
Tirada em 1846 ou 1847, esta foto mostra Abraham Lincoln pouco depois de ele ser eleito como deputado para o Congresso dos EUA. Na época, Lincoln era advogado em Springfield, Illinois.

De acordo com a Biblioteca do Congresso, a foto é atribuída a Nicholas H. Shepherd. O filho de Lincoln, Robert, disse achar que a foto foi feita em St. Louis ou Washington DC.

Em 1861, Lincoln tornou-se presidente e liderou os Estados Unidos através da Guerra Civil.

11. Lincoln em 1864
Esta foto do presidente Abraham Lincoln foi feita em 1864, quando a Guerra Civil dos EUA estava no seu auge.

Lincoln foi assassinado por John Wilkes Booth em 14 de abril de 1865, no Ford’s Theatre em Washington DC, durante uma apresentação da comédia “Our American Cousin”, quando a guerra estava próxima de seu fim.

 
12. Batalha de Antietam

A batalha de Antietam foi travada em Maryland em setembro de 1862, produzindo mortes horríveis em ambos os lados da Guerra Civil dos EUA. Esta imagem mostra soldados confederados mortos no campo de batalha.

A fotografia foi fortemente usada durante a Guerra Civil, permitindo que pessoas distantes da luta vissem imagens da carnificina e da destruição.

Antes do desenvolvimento da fotografia, aqueles que não participavam da batalha tinham que confiar em relatos e ilustrações para ficar sabendo dos eventos.

13. Fort Sumter

Na época da Guerra Civil, novas técnicas de fotografia já existiam e os daguerreótipos estavam fora de uso.

Alma A. Pelot criou a fotografia estereoscópica acima, na qual duas fotos tiradas de ângulos ligeiramente diferentes dão um efeito 3D quando vistas em conjunto.

As imagens foram impressas em papel albuminado, mostrando Fort Sumter depois que foi tomado pela Confederação em 1861. A queda de Fort Sumter marcou o início da Guerra Civil dos EUA, um conflito que seria amplamente fotografado, conforme comentado acima.

14. Revolta em Paris

Esta foto mostra barricadas criadas de forma apressada na rua Saint-Maur, em Paris, em 25 de junho de 1848, durante o que às vezes é chamado de “levante dos dias de junho”.

Durante esse levante, que durou alguns dias, trabalhadores se rebelaram contra os planos do governo francês de restringir um projeto de obras públicas, um movimento que eliminaria seus empregos.

Milhares de pessoas foram mortas na revolta.

15. John E. Wool na guerra americano-mexicana

Essa foto mostra o general americano John E. Wool e sua equipe andando por Saltillo, no México, no início de 1847, depois que suas tropas capturaram a cidade durante a guerra americano-mexicana.

A guerra travada entre 1846 e 1848 foi um dos primeiros conflitos humanos registrados usando a fotografia.

Os Estados Unidos tomaram a Cidade do México durante as batalhas e, no tratado que se seguiu, o México concedeu aos EUA controle sobre a Califórnia e o que é agora o sudoeste americano.

16. Primeiro eclipse registrado

Esta parece ser a primeira foto de um eclipse solar. Foi feita por Johann Julius Friedrich Berkowski em 28 de julho de 1851, no Royal Observatory em Königsberg (agora Kaliningrado), na Prússia.

Houveram tentativas anteriores, mas este daguerreótipo é considerado o primeiro de seu tipo a mostrar com precisão a corona do sol.

17. Encontro cartista

Esta foto mostra um encontro “cartista” que ocorreu em Londres em 10 de abril de 1848. O cartismo foi um movimento na Grã-Bretanha que pressionou o governo a promulgar reformas parlamentares que permitiriam aos trabalhadores comuns o direito de votar e ser representados em parlamento.

Em 1848, vários movimentos e revoluções varreram a Europa pressionando os governos dos países a fazer reformas que melhorassem a vida da classe trabalhadora.

 
18. Templo de Zeus

Esta foto feita em 1842 mostra o Templo de Zeus em Atenas, na Grécia. As ruínas antigas eram escolhas comuns dos primeiros fotógrafos, que utilizavam a nova tecnologia para gravar o passado do mundo.

Hoje, pesquisadores estudam essas fotografias do século 19 para saber como as ruínas e a paisagem ao seu redor mudam ao longo do tempo. Este templo, dedicado ao deus Zeus, foi construído durante o século V aC.

19. Anestesia

Esta imagem, um daguerreótipo, foi tirada em 1847 e mostra uma equipe de médicos de Boston dando anestesia a um homem identificado como Edward Gilbert Abbott, usando uma substância chamada éter.

O desenvolvimento da anestesia durante o século XIX foi um avanço que permitiu uma ampla variedade de cirurgias e procedimentos impossíveis de serem feitos antes.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet