Notícias / Curiosidades

23/08/17 às 21:21

Quais são os prós e os contras do ar-condicionado portátil?

Equipamento é ideal para quem tem pouco espaço e quer mais mobilidade, mas pode não ser adequado para todas as pessoas

Marina Fernandez

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Quais são os prós e os contras do ar-condicionado portátil?

Foto: Reprodução

Quem mora em prédio ou em moradias mais antigas nem sempre pode fazer reformas estruturais para a inserção de um ar-condicionado. Outra questão é a limitação do espaço, que impede a instalação desse tipo de equipamento em muitos casos. Nessas situações, a melhor opção pode ser um modelo portátil de ar-condicionado. Ele é ideal para muitas pessoas, mas possui prós e contras, como qualquer outro produto.

O ar-condicionado portátil funciona de forma similar a um aparelho tradicional. Ou seja, realiza a troca de ar quente por ar frio para climatizar o local. Mas, enquanto os aparelhos tradicionais precisam de um espaço externo para colocar o motor e os condicionadores, os portáteis podem ficar dentro de casa. Apesar da portabilidade, é importante dizer que eles necessitam de uma mangueira que deve ficar em uma parte externa (janela ou varanda, por exemplo), para realizar a troca de ar.

Grande parte dos modelos existentes no mercado possui um reservatório interno, que acumula cerca de 20 litros de água. Dessa forma, não é necessário ter uma mangueira para jogar essa água fora constantemente. Quando o reservatório atinge sua capacidade máxima, normalmente o aparelho é desligado para que possam ser feitos a limpeza e o esvaziamento do equipamento.

 A principal vantagem do ar-condicionado portátil é, de fato, a mobilidade. Você pode mudá-lo facilmente de ambiente, já que ele geralmente possui rodas que facilitam o transporte. O tamanho do produto, em comparação com o aparelho convencional, é outro destaque, permitindo que ele possa se adequar a ambientes menores. Você também não precisa se preocupar com a instalação e gastar dinheiro com um técnico especializado. Apesar do tamanho menor, é importante dizer que o ar-condicionado portátil é tão potente e eficiente quanto o modelo tradicional.

Mesmo com essas vantagens, há alguns pontos que você deve considerar antes de comprar esse modelo. A potência do aparelho faz com que ele seja pesado, um fator que é suavizado com a existência de rodas, mas que pode incomodar aqueles que precisam transportar com frequência o equipamento. Além disso, ele faz um barulho considerável e consome mais energia elétrica. Portanto, você deve colocar na balança esses aspectos antes de realizar a compra. É um equipamento útil, mas para situações específicas.
 
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet