Notícias / Curiosidades

21/06/17 às 14:02

Uso de fornos a gás já é tendência em pizzarias

Aline Matos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Muitas pizzarias vêm trocando o tradicional forno à lenha pelos modernos fornos a gás. Um dos principais motivos para essa substituição é a praticidade oferecida pela opção que funciona à base de GLP - gás liquefeito de petróleo, o gás de cozinha.  Ainda há, porém, muitos consumidores e também empresários que acreditam que a lenha é a melhor opção de combustível quando o assunto é o preparo da pizza. No entanto, cada vez mais essa opção vem caindo em desuso, sendo plenamente substituída pelos fornos a GLP.
 
Veja abaixo mais 4 vantagens do GLP na pizzaria:
  • Preservação ambiental
A madeira utilizada pelos fornos à lenha de pizzarias normalmente é eucalipto. Geralmente cultivadas em enormes áreas de plantação, essas árvores interferem no solo local. O desflorestamento para cultivo de eucalipto é uma das maiores consequências dessa indústria.
  • Facilidade para limpeza e manutenção
O forno a gás, mesmo quando falamos dos grandes fornos industriais, são facilmente limpáveis, enquanto fornos à lenha exigem uma higienização mais complexa e específica, além da manutenção exigida por lei do filtro de fumaça. O armazenamento da madeira também é um detalhe da manutenção que deve ser considerado - é necessário grande espaço e há o risco da proliferação de insetos, o que pode ser um grande problema em um restaurante.
  • Temperatura
A temperatura do forno à GLP, além de facilmente ajustável, é mantida constante. No forno tradicional de alvenaria, que funciona com o calor da madeira, é quase impossível manter a temperatura constante. A vantagem é que, com o controle maior da temperatura, é possível saber, de forma precisa, o tempo gasto no preparo das pizzas, além do cozimento ser mais uniforme.
  • Custo
O GLP é um insumo de menor custo e grande eficiência energética. Quando unido aos potentes fornos à gás modernos, que chegam a altíssimas temperaturas, tem grande custo-benefício. Quando comparado ao custo da lenha, o gás de cozinha torna-se ainda mais atrativo.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet