Imprimir

Imprimir Notícia

03/05/17 às 18:11

Comunicação social oferece amplas possibilidades no mercado de trabalho

            A comunicação foi uma das áreas mais atingidas pela tecnologia. Hoje, além de trabalhar em grandes veículos de comunicação, agências e empresas e em mídias tradicionais como TV, rádio e jornal, quem deseja ingressar na profissão também pode criar o seu próprio projeto graças às ferramentas disponíveis na internet e a democratização desse meio de comunicação.
           
Quem faz curso de comunicação social está habilitado para exercer funções relacionadas à produção, edição e transmissão de informações em diferentes formatos e linguagens. O profissional vai lidar com criação, interatividade, textos, imagens, vídeos e outras formas de se passar a mensagem de forma efetiva e transparente para o público-alvo.
           
Durante o curso de comunicação social, você terá disciplinas básicas como sociologia, teorias da comunicação e filosofia, além das matérias específicas de cada área de atuação. Você vai exercitar o pensamento crítico, aprenderá sobre como passar a mensagem da forma mais correta possível e como produzir materiais em diversos formatos, como áudio, vídeo, texto e conteúdos multimídia. Alguns campos de atuação na área de comunicação são cinema, rádio e TV, publicidade e propaganda e marketing.
           
Jornalismo e relações públicas, antes habilitações de comunicação social, recentemente se tornaram cursos independentes. De acordo com Márcia Furtado, coordenadora de graduação de jornalismo da FAPCOM, o MEC os considerou como profissões que estão dentro da área de conhecimento de comunicação social. Com isso, várias diretrizes curriculares foram alteradas e o foco das formações se modificou para atender às demandas do mercado.
           
A duração do curso depende do tipo de graduação. Os bacharelados duram cerca de quatro anos, e os tecnológicos, dois. Há muitas atividades laboratoriais em todos os semestres, o que faz com que o aluno exercite técnicas relacionadas à comunicação e transmissão de informações, como redação e edição de conteúdos em diferentes linguagens e plataformas.
Imprimir