Imprimir

Imprimir Notícia

11/02/17 às 15:36

Campo Novo do Parecis - Chuva alaga casas e deixa cerca de mil moradores desalojados

A chuva que teve início na tarde desta sexta-feira (10) e se estendeu até este sábado (11), em Campo Novo do Parecis, a 397 km de Cuiabá, alagou casas e ruas da cidade, deixando muitas famílias desabrigadas. A prefeitura do município informou que a estimativa é de que mais de mil moradores estejam desalojados.

Segundo a Secretaria de Infraestrutura do município, choveu 150 milímetros durante o período de três horas, na tarde desta sexta-feira. O bairro mais atingido foi o Jardim das Palmeiras. Alguns moradores tiveram de sair às pressas de suas residências e outros estão sendo resgatados, inclusive de barco diante do alto volume de água.
 
Moradores andam em rua com água nos joelhos (Foto: Defesa Civil-MT)Moradores andam em rua com água nos joelhos (Foto: Defesa Civil-MT)
 
Muitos voluntários apareceram para ajudar essas pessoas, que estão sendo levadas para uma escola do bairro. Doações também estão sendo recebidos e encaminhadas para o ginásio do município. A administração municipal informou que está elaborando um estudo para resolver a questão assim que a chuva parar.

Apesar da chuva desta sexta-feira não ter durado muito tempo, desde quinta-feira (9) têm chovido naquela região. Depois dessa chuva forte, voltou a chover na cidade, fazendo com que a situação se agravasse, já que a água não escoou.
 
Casas ficaram alagadas e móveis destruídos (Foto: Defesa Civil-MT)Casas ficaram alagadas e móveis destruídos (Foto: Defesa Civil-MT)
 
A água atingiu avenidas, praças, ruas. A situação chegou a esse ponto, porque as galerias de escoamento que estão no asfalto não comportaram o grande volume de água, o que é um problema antigo no município.

Segundo o major Washington Duarte, coordenador da Defesa Civil do Estado, afirmou que, além de Campo Novo do Parecis, há outros municípios com problemas devido às chuvas, entre eles Chapada dos Guimarães, Vila Rica, Novo Mundo, Alta Floresta, Santa Helena e Sinop. Ele disse que a situação está sendo monitorada pelo órgão e pelas prefeituras dessas cidades.
Imprimir