Imprimir

Imprimir Notícia

18/01/17 às 23:39

Vai viajar de carro com o pet? Confira dicas para evitar apuros

Férias e viagens são momentos perfeitos para curtir com a família e não dá para deixar o melhor amigo do homem fora dessa maratona. No entanto, alguns cuidados são muito importantes para garantir a tranquilidade do seu cachorro durante o roteiro.
 
Onde ficar
Antes de decidir o destino, é importante verificar se as acomodações são pet friendly, ou seja, se aceitam animais. Após definir o local onde ficará hospedado, comece a planejar os roteiros de passeio e veja se também é possível levar seu cachorro ou se ele precisará ficar no hotel.
 
Coleira de identificação
Não deixe seu cão sair de casa sem identificação pois esse será o jeito mais fácil de encontrá-lo caso se perca. As principais informações que devem aparecer na medalhinha são o nome do dono e o telefone para contato – de preferência, o celular.
 
Segurança dentro do carro
O código de trânsito exige que animais não sejam transportados entre braços ou pernas. A melhor saída nesse caso é que ele viaje preso, portanto, invista em caixas de transporte, cinto ou cadeira especial para cachorros, que podem ser encontradas facilmente em pet shops. Se as crianças devem viajar seguras, não deverá ser diferente com seu animalzinho.
 
Saúde do animal
Antes de embarcar na viagem, verifique todas as vacinas e medicações dele. É importante que tudo esteja em dia, assim, não correrá o risco de contrair alguma doença durante o passeio. Além disso, alguns cachorros ficam muito nervosos durante as viagens, e na consulta ao veterinário, ele poderá dar algum remédio para que ele se tranquilize e evite enjoos. Monte o kit de primeiro socorros com antialérgicos, curativos e os remédios que ele costuma tomar, e lembre-se que esse procedimento é importante não só para a segurança dele, mas também para quem entrará em contato nos dias da viagem. Se o destino é muito quente ou muito próximo à natureza, não exite em levar repelente e filtro solar específicos para animais.
 
Acostume seu melhor amigo
Agora que as malas estão prontas, vá acostumando-o com trajetos curtos pela sua própria cidade. Uma dica para garantir a tranquilidade é levá-lo para passear antes de embarcar, dessa forma, ele ficará cansado e dormirá mais rapidamente. Outra ideia é colocar dentro do carro a caminha para que ele se sinta ambientado e mais seguro.
 
Água e ração
Em viagens muito longas, não se esqueça de levar ração e água caso precise parar no caminho, porém, leve apenas o suficiente para que ele fique saciado durante a viagem. Aproveite para levá-lo para uma voltinha e evite que o xixi saia sem querer no seu banco novinho. 
 
Lembre-se: o passeio precisa ser aproveitado por todo mundo, então, se o seu cachorro fica muito nervoso ao sair de casa, o melhor será mesmo não levá-lo. Evite exigir demais do seu bichinho ou a viagem poderá ser desagradável para você e mais ainda para ele.

 
Imprimir