Imprimir

Imprimir Notícia

17/01/17 às 21:49

Conheça histórias curiosas sobre o casamento

No formato que conhecemos hoje, o casamento surgiu por volta de 1000 d.C., com a chegada justamente do cristianismo em um cenário de religiões pagãs. Até então, o casamento acontecia de forma poligâmica – mais de uma esposa – e privilegiando os acordos econômicos e políticos.
 
A influência do cristianismo
Com a chegada do cristianismo, algumas mudanças aconteceram. Ainda que o casamento continuasse a representar a união do interesse de duas famílias, a igreja incentivava o celibato e a fidelidade conjugal.
 
Alianças
Simbolizando a eternidade do amor como um círculo sem começo e sem fim, a aliança surgiu na época dos faraós. Posteriormente, a Grécia começou a propagar esse costume com joias feitas em ferro imantado para transmitir boas energias. No formato que conhecemos atualmente, as alianças com pedras preciosas e ouro foram criadas na Idade Média.
 
Vestido branco
A tradição surgiu com a rainha Vitória da Inglaterra em um momento em que vestidos de cores fortes, como preto ou vermelho, eram tendência. O motivo da escolha do branco pela rainha tem diversos mistérios, alguns dizem que foi ocasionado devido ao patriotismo em um momento de solidariedade aos artesãos têxteis que estavam sendo dizimados com a chegada da revolução industrial.
 
O fato que pode ter levado a escolha de Vitória a influenciar as noivas da época na escolha de seus vestidos foi, provavelmente, sua posição ao decidir se casar. Isso porque ela já era rainha e a mulher mais poderosa da Inglaterra antes mesmo de decidir se casar.
 
Outro fator importante é que ela e o príncipe Albert eram apaixonados, o que não era comum para quem realizava casamentos apenas com interesses políticos. Tanto que, em sua noite de núpcias, ela escreveu em seu diário: “Nunca, nunca passei uma noite como essa. Meu querido, querido, Albert... Seu enorme amor e carinho me fizeram sentir um amor divino e felicidade que nunca ousei sonhar em ter! (...) Oh, este foi o dia mais feliz de minha vida!”. Para as convenções da época, era realmente inspirador a possibilidade de ter um casamento assim.
 
Buquê
As noivas gregas tinham costume de se casar com buquês de ervas para afastar mau agouro e trazer prosperidade. Depois, essa prática foi, então, substituída por flores.
 
Lua de mel
Algumas teorias apontam diferentes caminhos para o surgimento da expressão “lua de mel”. Uma delas, popularizada em 1546, diz que a ideia é que o início do casamento seja o período mais doce da vida dos noivos.
 
  Imprimir