Imprimir

Imprimir Notícia

03/01/17 às 10:39 | Atualizada: 03/01/17 às 10:44

5 dicas para não errar na compra do primeiro carro

A compra de um carro é uma decisão que deve ser tomada com atenção. O veículo escolhido acompanhará você em todos os momentos, da ida ao trabalho às viagens, dos passeios às compras, então cumprir alguns requisitos básicos antes de fechar negócio garante um nível maior de satisfação e menos surpresas - exceto as mais positivas, é claro.
 
Reunimos abaixo algumas dicas importantes para acertar na escolha do seu primeiro carro, confira!

Atenção às finanças!
 
Primeiro e mais importante ponto a ser considerado na hora de comprar o seu novo carro: não se comprometer com muito mais do que você realmente pode pagar. Pense que esse é o primeiro passo, e que futuramente você poderá dar um upgrade e adquirir um modelo melhor. Calcule muito bem os gastos das parcelas relacionadas ao valor total a ser financiado e não tenha dores de cabeça.

Os gastos do carro
 
Além do gasto da parcela em si, é importante calcular também as despesas mensais com o veículo. Combustível, impostos, seguro, manutenção, estacionamento, pedágios, tudo deve ser previsto e somado ao orçamento para que as contas fechem corretamente ao final de cada mês. 

Carro novo ou usado?
 
O carro zero, apesar de ter o valor mais elevado do que um usado, tende a oferecer menos possibilidade de problemas em relação à mecânica, por exemplo. Além disso, conta com garantia, o que permite assistência em caso de imprevistos. Por outro lado, o carro usado tem um custo menor e, se passar por uma avaliação realmente confiável que ateste seu bom estado, é também um excelente investimento. 
 
Escolha cuidadosamente o modelo
 
Não economize tempo fazendo a escolha do modelo. É preciso, inicialmente, definir o que você quer com o veículo: passeio, trabalho, viagens, transporte de materiais, e assim em diante. Também pense no gasto com manutenção e combustível, valor de revenda, potência do motor, valor de seguro, entre outros itens.
 
No caso dos carros novos, vale pesquisar também a necessidade de itens adicionais e quanto eles custarão ao final. A fabricante francesa Citröen lançou recentemente no Salão do Automóvel uma loja virtual com alguns de seus modelos, permitindo ao consumidor que faça o cálculo online, sem sair de casa, de quanto ficaria o carro escolhido.

Consulte o histórico do veículo
 
É importante verificar se há pendências jurídicas no nome do futuro veículo, caso ele seja usado. Consulte os portais da Secretaria da Fazenda, do Detran e da Prefeitura da cidade. Basta ter em mãos o CPF ou CNPJ do atual proprietário.
Imprimir