Imprimir

Imprimir Notícia

29/12/16 às 17:48

Saiba como harmonizar vinhos e comidas para não fazer feio no Réveillon

Vinhos tintos, brancos, rosés, espumantes... O cardápio das festas de final de ano é ideal para harmonizar com essa bebida tão versátil. Graças à sua grande diversidade e riqueza de aromas e sabores, o paladar explode quando sente a escolha acertada do vinho para acompanhar a comida em uma sinergia perfeita. Para que esse casamento dê certo, é preciso ficar atento a algumas dicas de harmonização por semelhança:
 
Vinhos com aromas discretos - Comida pouco condimentada
Vinhos com aromas potentes - Comida com boa presença aromática
Vinhos jovens e frutados - Pratos simples e rústicos
Vinhos de guarda evoluídos - Pratos refinados
Vinhos leves - Pratos com molhos magros
Vinhos mais estruturados - Pratos com molhos suculentos
 
Mas existem algumas regras gerais que podem ajudar a exemplificar essas combinações de uma forma mais simples para não ter erro. Veja:
 
Aperitivos
O momento inicial da refeição, geralmente, traz uma miscelânea de queijos, nozes, embutidos e patês. Com tantas opções, o mais seguro é optar por bebidas curingas, como espumante – champagne ou prosecco – e vinho branco, pois são leves e harmonizam bem com todo o cardápio.
 
Refeição principal
Peixes – Um vinho branco levemente seco frutado ou, ainda, um espumante demi sec é uma ótimas combinação com peixes, crustáceos e até sushi, ou seja, pratos com frutos do mar;
Aves – Nesse caso, as melhores opções de vinhos são o branco seco ou o tinto médio, caso o molho seja escuro;
Carnes vermelhas – Carnes com molhos fortes pedem vinhos mais encorpados, como um tinto seco. Já as carnes grelhadas podem ser acompanhadas por vinhos tintos jovens e menos robustos.
Massas - As massas de molho branco são bem acompanhadas com os tintos jovens, espumantes ou brancos maduros. Já as massas com tomates no molho pedem um vinho rosé. Mas, se o molho pesto é seu preferido, o melhor acompanhante seria um bom vinho branco, como o Chardonnay.
 
Sobremesas
Independentemente do prato, o mais indicado é um rótulo com muita acidez para não deixar a sobremesa enjoativa.
Imprimir