Imprimir

Imprimir Notícia

23/12/16 às 15:55 | Atualizada: 23/12/16 às 16:00

Cuiabá - Chef Jr Durski compartilha sua receita especial de infância

O Natal é uma data repleta de memórias. Seja pelo som das músicas próprias da época, pelo toque dos abraços e beijos trocados na confraternização, pelo aroma vindo da cozinha na preparação da ceia ou pela riqueza e diversidade de sabores colocados à mesa para a festa, o Natal traz sempre boas lembranças.
 
Para o chef Júnior Durski, o Natal tem um toque polonês. “Sempre tínhamos Pierogi à mesa e o Natal sempre era especial”, lembra o presidente e chef dos restaurantes Madero, que mantém até hoje as tradições da cozinha polonesa e ucraniana em seu restaurante de cozinha internacional, o Durski, eleito em 2016 o melhor de Curitiba.
 
O Pierogi é um pastel cozido, originário da Polônia e do oeste da Ucrânia. Normalmente, são recheados com batata, chucrute, carne, queijo ou frutas. “Esse prato tem um significado especial pra mim, é referência de comfort food, pois lembra muito minha infância. De preparo simples e muito saboroso, não podia deixar de fazer parte da minha ceia de Natal ou festas de fim de ano”, comenta.
 
Como essa é uma época própria para compartilhar mensagens, presentes e bons pensamentos, o chef compartilha uma receita especial de Pierogi para quem quiser variar e impressionar na sua ceia de Natal e de final de ano.
 
 
RECEITA 
TEMPO DE PREPARO: 45 minutos
RENDIMENTO: 8 pessoas
 
INGREDIENTES PARA A MASSA
· 300 gramas de farinha de trigo 
· 150 ml de água
 
INGREDIENTES PARA O RECHEIO
· 1 kg de batata

· 1 unidade de cebola grande picada
· 4 colheres de sopa de azeite de oliva 
· 250 gramas de ricota amassada
· sal a gosto
 
INGREDIENTES PARA O MOLHO
· 500 gramas de patinho cortado em cubos pequenos

· 1 unidade de cebola grande picada 
· 3 dentes de alho
· 200 gramas de tomate pelado

· 4 colheres de sopa de azeite de oliva 
· sal a gosto
· pimenta a gosto

· cheiro verde a gosto
 
COMPLEMENTO (OPCIONAL)
· nata a gosto

· cebola frita

· krin (raiz forte com beterraba)
 
 
MODO DE PREPARO
 
RECHEIO
Cozinhe a batata até amolecer e amasse-a no espremedor. Frite a cebola no azeite de oliva até dourar e misture com a batata amassada. Adicione sal a gosto. Deixe esfriar. Quando estiver frio, misture a ricota.
 
MASSA
Misture a farinha com a água. Sove bem a massa até ficar lisa. Abra a massa com um rolo ou cilindro e corte com um cortador ou utilize a boca de um copo. Coloque o recheio no centro da massa e feche as bordas. Cozinhe em água salgada fervente. Estará no ponto quando boiar, aproximadamente dois minutos.
 
MOLHO
Esquente uma panela, coloque o azeite de oliva, a cebola, o alho e a carne. Frite até dourar. Neste ponto, acrescente o tomate picado e deixe cozinhando até a carne amolecer. Se preciso, adicione água aos poucos. Finalize temperando com sal, cheiro verde e pimenta a gosto.
 
 
 
Sobre o Madero
Em 2005, o chef Junior Durski inaugurou o primeiro restaurante Madero, no centro histórico de Curitiba, com a premissa de oferecer uma comida saudável e gostosa, além de um atendimento de qualidade num ambiente diferenciado. Hoje, são mais de 80 restaurantes espalhados em diversas cidades do país, nos Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Minas gerais, além do Distrito Federal. A rede também tem um restaurante em Miami, nos Estados Unidos. 
Imprimir