Imprimir

Imprimir Notícia

05/12/16 às 15:27

Aprenda a harmonizar queijos e vinhos!

Os amantes do mundo dos vinhos já sabem que para aproveitar o máximo da qualidade dessa bebida, é importante fazer as combinações certas com os pratos e aperitivos adequados.

No ramo gastronômico, essa harmonização é conhecida como enogastronomia, que representa a arte da avaliação das propriedades do vinho para combiná-los adequadamente com os melhores ingredientes da culinária. Tal verificação é essencial para realçar e aproveitar melhor os sabores dos alimentos e da bebida.

Combinação entre queijos e vinhos

A produção de queijos e vinhos caminha de forma conjunta desde antigamente. Os vinhos são as melhores opções de acompanhamento para esse tipo de alimento, e a escolha errada da bebida com certeza impactará na apreciação do sabor do queijo.

A intensidade do queijo varia de acordo com seu envelhecimento. Logo, os queijos frescos geralmente possuem um sabor menos acentuado. A acidez também interfere no paladar, e os queijos envelhecidos são mais ácidos. Caso sejam secos, como é o caso do parmesão, a acidez é ainda maior.

Já no caso dos vinhos, a acentuação do sabor resulta de seu envelhecimento e, também, da fermentação e do vinhedo em que ele foi produzido. Os vinhos brancos são geralmente mais leves, enquanto os tintos são mais fortes.

Como escolher o vinho certo?

A harmonização não é uma tarefa tão simples, mas um critério pode ser considerado na combinação: queijos intensos combinam mais com vinhos intensos. Veja abaixo a combinação de vinhos com cada tipo de queijo!

Através dessas informações, é possível fazer a escolha certa na hora de comprar os melhores vinhos e equilibrá-los com os sabores e aromas dos queijos. Em bares e restaurantes, não deixe de conversar com o sommelier e pedir indicações, além de tirar todas as suas dúvidas sobre a cartela de vinhos do local.
Imprimir