Imprimir

Imprimir Notícia

05/11/16 às 20:31

Sedec levará linhas de microcrédito e serviços turísticos à Canarana

Linhas de financiamento e cadastramento dos prestadores de serviços turísticos e dos profissionais artesãos estão entre os serviços que serão ofertados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) na 3ª edição da Caranava da Transformação, que ocorrerá de 8 a 12 de novembro, em Canarana, no Araguaia.

Os atendimentos serão feitos pelas equipes da agência de fomento Desenvolve MT e da secretaria adjunta de Turismo levando serviços aos setores empresariais e de turismo, além dos artesãos da região. Os atendimentos serão realizados no Estádio Municipal de Canarana. Durante a ação, equipes dos diversos setores do governo estadual estarão concentradas na cidade, num esforço conjunto para ofertar.

Linhas de créditos ofertadas pela Desenvolve MT serão apresentadas aos empreendedores, que terão a oportunidade de sanar as dúvidas quanto a valores, juros, prazo, documentação e viabilidade de projetos. Na oportunidade, profissionais da agência farão visitas técnicas ao comércio das cidades de Barra do Garças, Água Boa e Bom Jesus do Araguaia.

“Algumas visitas serão para liberação de recursos, pois os projetos já deram entrada na Agência. Tem um deles, da agricultura familiar, onde três produtores do assentamento Bordolândia estão pleiteando recursos para piscicultura. Aproveitaremos para explicar as ações a todos os moradores do assentamento, especialmente sobre as linhas de crédito”, explicou Leonardo Araújo, superintendente da agência de fomento.

Em Água Boa há agente de crédito da Desenvolve MT, portanto, o trabalho já vem sendo realizado na cidade, com o foco direcionado aos micros e pequenos empresários que desejam ampliar seus negócios.

Turismo

Os prestadores de serviços turísticos são obrigados, desde 2004, conforme decisão do Ministério do Turismo, a efetuarem o cadastramento das empresas no sistema Cadastur. Para agilizar essa ação, uma equipe da Secretaria Adjunta de Turismo estará disponível durante a Caravana da Transformação, para atender a demanda.

Não há custo para se inscrever, basta levar toda a documentação exigida. Para pessoa física, por exemplo, são necessários foto 3x4, cópia do Certificado de conclusão de Curso Técnico de Formação Profissional de Guia de Turismo e Histórico Escolar e Cópia de Diploma de Curso de Idioma ou comprovante de Exame de Proficiência ou Atestado de Fluência, em pelo menos uma língua estrangeira, para os que pretendam o cadastramento na categoria de Guia de Turismo Excursão Internacional, fornecidos por Instituição de Ensino reconhecida pela autoridade competente, entre outros. O mesmo é exigido para os que pretendem incluir Idioma em qualquer categoria de Guia de Turismo.

Serão distribuídos materiais informativos sobre os principais polos turísticos e esclarecimentos sobre as atribuições do turismo.

 

Artesanato

Artesãos da região contarão com a equipe do Programa de Artesanato da Secretaria de Desenvolvimento Econômico para fazer o cadastramento e a renovação no Sicab, que é um sistema desenvolvido pelo Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) do Governo Federal, cujo propósito é fornecer informações necessárias à implantação de políticas públicas para o setor artesanal.

Além disso, o sistema tem como função possibilitar o cadastro único dos artesãos, trabalhadores manuais e organizações representativas do setor no Brasil, de modo a unificar as informações em âmbito nacional.

As Coordenações Estaduais do PAB são responsáveis pelo cadastramento, atualização dos dados e emissão da Carteira Nacional do Artesão e da Carteira do Trabalhador Manual, que possibilita o acesso desses trabalhadores às ações desenvolvidas ou apoiadas pelo PAB, tais como capacitações e eventos de comercialização. O cadastrado no Sicab permite ainda a formalização do trabalhador como artesão ou trabalhador manual, o que não se confunde com o registro empresarial da atividade.
São exigidos os documentos para o cadastro no Sicab: foto 3x4, cópia dos documentos pessoais, comprovante de residência. Em caso de renovação, é necessária também a cópia da carteira vencida ou declaração de extravio.
Imprimir