Imprimir

Imprimir Notícia

31/07/15 às 08:19

Três são presos pela fiscalização do Detran durante Operação Lacre Azul em Barra do Garças

Três pessoas foram presas em flagrante nesta quarta-feira (29/07), em Barra do Garças, suspeitas de adulteração de lacres de veículos. A prisão foi realizada pela equipe da Coordenadoria de Fiscalização de Credenciados do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), com apoio de policiais civis do município. A equipe apreendeu 922 lacres ilegais em uma empresa emplacadora de veículos na cidade.

O flagrante foi realizado durante fiscalização na empresa , quando policiais que atuam na Coordenadoria de Fiscalização se depararam com um dos funcionários lacrando um veículo caçamba e utilizando o equipamento, na cor azul, que não é utilizado desde 2010 pelo Detran, uma vez que não possui o dispositivo eletrônico de segurança adotado pelo órgão de trânsito.

Foram presos um funcionário e o proprietário da empresa e o dono do veículo com suspeita de adulteração. M.J.V.B., 26 anos; L.B. S. e M. B. A., 37 anos, foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Barra do Garças e autuados pelo crime de adulteração de sinais identificadores de veículo automotor, previsto no Artigo 311 do Código Penal. Os presos não têm direito à fiança.

Dentro da empresa os policiais apreenderam também um pacote com 922 lacres azuis, um lacre quebrado e uma caixa de ferramentas com o material utilizado na instalação dos lacres. O veículo flagrado no momento da fiscalização também foi apreendido.

O lacre eletrônico utilizado atualmente nos veículos vincula a placa ao equipamento e possui rastreabilidade. Para instalação do lacre eletrônico o veículo deve passar por vistoria do Detran e apenas um vistoriador habilitado pelo órgão pode realizar o procedimento. 

Fiscalização intensificada – Desde que foi reativada e reestruturada pela atual direção do órgão, a Coordenadoria de Fiscalização do Detran, formada por servidores do órgão e policiais civis, já prendeu 15 pessoas acusadas de crimes como uso de documentação falsa para liberação ou transferência de veículos, adulteração de equipamentos de identificação veicular e estelionato.

A coordenadoria apura denúncias e realiza fiscalização de rotina junto aos credenciados, como Centros de Formação de Condutores (CFCs), despachantes, estampadores de placas, médicos e psicólogos. A meta é fiscalizar até o final deste ano todos os credenciados.

O presidente do Detran, Rogers Jarbas, reforçou a importância do trabalho em parceria e as ações conjuntas com a Polícia Judiciária Civil. Segundo ele, as ações integradas deram resposta mais rápida às situações irregulares e ilegais detectadas. “Nosso objetivo é intensificar e melhorar cada vez mais as fiscalizações, trazendo eficiência e segurança à população”, explicou Rogers Jarbas.
Imprimir