Imprimir

Imprimir Notícia

31/10/16 às 10:46

Uma tonelada de lixo é retirado do Rio das Mortes em Nova Xavantina

Membros do projeto ambiental ‘Rio Limpo Rio Lindo’, que há dez anos trabalham voluntariamente na preservação e conservação do Rio das Mortes e seus afluentes, realizaram mais uma ação de coleta de lixo urbano nas margens do rio durante este final de semana prolongado; desta vez no trecho de 35 km que compreende a Praia da Lua, no setor Xavantina, e a Ilha do Pintado, tradicional reduto de lazer dos nova-xavantinenses.

A equipe partiu da Praia da Lua na manhã da sexta-feira, 28 e retornou neste domingo, 30, em quatro barcos mobilizados para o trabalho, já que desta vez, o barco Mureré, do Campus da UNEMAT de Nova Xavantina (entidade parceira do projeto), não acompanhou o trabalho, dando o costumeiro suporte no armazenamento do lixo coletado para o transporte para a cidade, apenas levou e trouxe a equipe, fazendo com que todo o lixo tivesse que ser trazido em várias viagens para o ponto de entrega, na Praia da Lua, para o recolhimento pela Prefeitura.

FREEZER

Entre o material coletado, o destaque foi para um freezer abandonado numa das praias do rio, que foi recolhido. Mais uma vez, garrafas pet, carotinhos, pneus, galões de pesca, e outros utensílios predominaram no lixo urbano.

Composto por presidentes de bairro, líderes comunitários, jornalistas, biólogos, turismólogos, pescadores profissionais e moradores, o projeto ‘Rio Limpo Rio Lindo’ faz constantemente essas incursões, em trechos curtos, médios e longos do rio, limpando suas margens e coletando amostras de água para análise e acompanhamento de sua qualidade.

São parceiros do projeto desde o seu nascedouro, a Prefeitura Municipal, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Nova Xavantina, Corpo de Bombeiros e empresas parceiras.
Imprimir