Imprimir

Imprimir Notícia

19/10/16 às 20:13

Após dois anos, Rede de Sementes do Xingu realiza 2ª Expedição

Uma das importantes ações dentro do calendário da Rede de Sementes do Xingu irá acontecer nos dias 05, 06 e 07 de novembro na região Xingu Araguaia de Mato Grosso. É a 2ª Expedição da Rede de Sementes do Xingu, uma iniciativa que reunirá mais de 50 pessoas e que irá percorrer toda a cadeia de produção, beneficiamento e plantio de sementes florestais.

A articuladora da Rede, Bruna Ferreira, disse que o objetivo principal da Expedição é mostrar o trabalho da Rede de Sementes do Xingu para coletores, financiadores, outras redes e atores envolvidos com a cadeia. “É um momento muito importante para conhecer esse funcionamento da Rede de Sementes do Xingu, que é referência nacional na produção de sementes florestais”, falou Bruna.

No dia 05, a programação inicia com o encontro dos participantes da Expedição na Chácara Jatobá, em Canarana, para conhecer o histórico da Campanha Y Ikatu Xingu, iniciativa que deu origem à Rede de Sementes do Xingu. Na parte da tarde será visitada a Casa de Sementes, onde são armazenadas as sementes, a qual funciona em anexo ao Viveiro Municipal de Canarana. Será feita a explicação sobre a muvuca, técnica de plantio direto de sementes florestais.

No dia 06 de novembro, a programação prossegue com visita em uma área de coleta localizada na Terra Indígena Pimentel Barboza, da etnia Xavante. Além de visitarem a área, os participantes irão conhecer a metodologia de coleta do grupo e como os indígenas beneficiam as sementes de sua cesta de coleta, entre eles o baru, o jatobá e o murici. O dia termina com uma noite cultural com a feira de troca de sementes e a participação da comitiva e dos indígenas.

No dia 07, término da Expedição, os participantes irão conhecer áreas de restauro florestal na fazenda Rancho 60, localizada no município de Bom Jesus do Araguaia. A fazenda possui várias áreas de restauro com diferentes idades e estágios de desenvolvimento. Na oportunidade, será realizado o plantio em uma nova área utilizando a técnica muvuca a partir da semeadura direta com maquinário agrícola.

Bruna Ferreira explicou que os locais a serem visitados são estratégicos. A Casa de Sementes de Canarana é a principal e funciona em anexo ao Viveiro Municipal, possibilitando conhecer desde o armazenamento à produção de mudas. Na primeira Expedição, a área de coleta visitada foi do grupo de Nova Xavantina, mas desta vez será dentro da TI Pimentel Barbosa, para conhecer a organização indígena. “E a área de plantio foi escolhida por ser um parceiro histórico da Campanha e da Rede desde 2007 com diversas áreas de restauro”, disse Bruna.
Imprimir