Imprimir

Imprimir Notícia

09/10/16 às 17:47

GovLab Experience Cuiabá desponta no hall de servidores empreendedores

Superando os números das edições anteriores do GovLab Experience, o Governo de Mato Grosso teve a indicação de 20 servidores empreendedores para o “hall da fama”, uma maneira simbólica de homenagear aquelas pessoas que buscam inovar na administração pública. Entre as referências apontadas, oito servidores do Estado passaram a integrar o quadro nacional de servidores empreendedores.

A indicação foi motivo de surpresa para os homenageados. “Recebi um e-mail informando que tinha sido indicado para o hall da fama dos servidores empreendedores do GovLab Experience. Fiquei surpreso”, disse o analista regulador na Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos (Ager), Thiago Alves Bernardes.

Na carreira há cinco anos e meio, ele conta que se inscreveu para o evento por conta do interesse no tema “inovação para o serviço público”. O engenheiro elétrico comenta com orgulho que fez parte da equipe que levou a Ager, no final de 2014, ao posto de segunda melhor agência estadual no tocante à regulação da energia elétrica.

“Executo meu serviço sempre pensando na eficiência e na redução dos gastos. Sei que desenvolvo bem as minhas atividades, mas não esperava pelo título. Fiquei bastante feliz e orgulhoso e acredito que tenha sido escolhido por conta de alguns projetos que já desenvolvi na Ager”, ressaltou Thiago.
A servidora da Secretaria de Estado de Gestão (Seges-MT), Laura Gonçalves, frisou que o servidor público é capaz de empreender e fazer a diferença na gestão pública. Disse ainda que o evento foi uma grande oportunidade e que já dissemina com colegas o que aprendeu nas oficinas. “Continuarei fazendo a minha parte para melhorar o serviço público”, afirmou. Laura também foi indicada para o hall de servidores empreendedores.

O alto nível de interação dos servidores com o evento também foi outro fator que impressionou. Segundo Davi Almeida, sócio diretor da Elogroup, idealizadora do GovLab Experience, a receptividade do público à proposta foi excelente. “A ideia era promover um ambiente de discussões diferenciadas, durante um dia de laboratórios de inovação com servidores que querem fazer a diferença e o resultado foi ótimo”, destacou. Essa foi a primeira vez que o Estado sediou a iniciativa.
Das seis edições promovidas neste ano, a que ocorreu em Cuiabá na última quarta-feira (05.10), data em que se comemorou nacionalmente o Dia do Empreendedor, foi a que mais recebeu pedidos de inscrições. Somente na primeira semana foram registradas mais de 200 solicitações. Devido à alta demanda, o número inicial de 120 participantes foi ampliado e a quantidade máxima também foi atingida.

Segundo a organização local, que já estuda a possibilidade de realizar um novo evento, a edição foi recorde de público. O GovLab Experience reuniu 140 servidores interessados na experiência de debater a inserção da inovação na administração pública. Os inscritos que não tiveram seus pedidos confirmados para esta edição farão parte do cadastro de reserva, conforme informaram os organizadores.

Interesse dos servidores
Em Mato Grosso, a iniciativa foi promovida por meio da parceria entre as Secretarias de Planejamento (Seplan-MT), de Gestão (Seges-MT) e do Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE). Na avaliação do secretário adjunto de Gestão de Pessoas da Seges, Joelson Matoso, o GovLab foi uma parceria bem sucedida entre a EloGroup e o Executivo Estadual.

“A participação maciça dos servidores mostra que nós precisamos realizar cada vez mais eventos dessa natureza”, pontuou o secretário ao lembrar que foi implantado na Seges um escritório de processos, com o apoio da consultoria e a intenção de transformar o setor na administração pública. “A parceria com a EloGroup e a realização do GovLab Experience são ações que contribuem para a criação de metodologias e conhecimento de casos de sucesso em processos pelo Brasil. Nós estamos muito felizes com o evento que reuniu servidores para discutir um tema muito importante que é a inovação na gestão pública.”

De acordo com o assessor especial da Seplan, Flavio Gomes, a grande procura pelo Govlab e a total entrega dos servidores durante as oficinas superaram as expectativas. “Pelo retorno positivo que tivemos, sinalizando que eventos como esse são boas práticas, temos certeza que conseguimos ativar boa parte dos participantes.” Conforme o assessor, até a próxima edição do GovLab, ainda sem data prevista, serão realizadas outras ações para “manter ativa a célula empreendedora dos servidores”.
 
Confira o hall de servidores empreendedores do GovLab Experience Cuiabá:

Felipe Oliveira -  Gerente de Projetos de Inovação no Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE)

Flávio Gomes Pereira - Assessor Especial de Inovação na Secretaria de Planejamento (Seplan)

Joelson Obregão Matoso - Secretário adjunto de Gestão de Pessoas na Secretaria de Gestão (Seges)

Laura Gonçalves - Profissional da área meio na Secretaria de Estado de Gestão (Seges)

Rafael Albertoni Mazeto - Superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa, Secretaria de Estado de Cultura (SEC)

Sandra Batista Morais Matsui - Gestora de Unidade de Controle Interno (UNISECI) na Casa Civil

Thiago Alves Bernardes - Coordenador Regulador de Energia na Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos (AGER)

Washington Fernando da Silva - Gestor Governamental na Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec)
Imprimir