Cresce o número de alunos em cursos a distância no Brasil
O contato com a tecnologia tem proporcionado diversas praticidades – seja para comunicar-se com outras pessoas, para entretenimento e, até mesmo, trabalhar e estudar. O ensino à distância (EaD), por sua vez, conta com números cada vez maiores de estudantes, visto que são oferecidas diferentes vantagens em adquirir os pacotes de estudos online.
Para isso, é necessário somente um dispositivo que se conecte à internet e tempo livre. Ou seja, você pode acessar os conteúdos no momento que quiser e onde preferir – em casa, no trabalho, na escola ou em parque, da maneira que achar mais produtivo.
As escolas com pacotes de estudos à distância, como a Cruzeiro do Sul Virtual, dão todo o suporte necessário para os alunos acessarem as matérias, desde apostilas físicas, vídeo-aulas e também tutores para tirarem dúvidas, etc.
Mas por que escolher esse tipo de ensino? As primeiras vantagens já são apresentadas no momento de adquirir o pacote: a mensalidade de um curso online é consideravelmente mais baixa que cursos presenciais, tanto em cursos técnicos e licenciaturas até em cursos de pós-graduação. Em alguns casos, o preço do curso online pode ser de até um terço do valor do curso presencial.
Além dessa economia, o aluno poupará custos extras, que até então teria em um curso presencial, inevitavelmente. Os custos extras, no caso, são os gastos em transporte, alimentação, xerox e novas apostilas.
A autonomia do estudante é outro ponto positivo: como grande parte dos estudantes que procuram o ensino à distância já estão inseridos no mercado de trabalho e querem ou aprimorar seus conhecimentos ou adquirir um novo emprego, fica mais fácil para escolher os horários para estudar de acordo com suas horas livres – tudo no conforto de casa.
Os cursos online são tão reconhecidos quanto os presenciais, visto que o ambiente virtual, material e vídeo-aulas são elaborados detalhadamente por profissionais qualificados. Quem optar pelo EaD não precisa se preocupar com falta de reconhecimento, pois essa modalidade é tão bem vista quanto o ensino presencial, principalmente em uma era tecnológica onde quase tudo é feito virtualmente, de forma semelhante.
Alguns dos cursos mais procurados são nas áreas de Ciências Sociais, Negócios e Direito, Educação, Saúde e Bem Estar, Serviços (Gastronomia, Hotelaria, etc) e Ciências, Matemática e Computação. Esses e outros devem ter uma procura de mais de 2 milhões de alunos em 2017, e ainda mais nos próximos 5 anos.