Imprimir

Imprimir Notícia

23/08/16 às 17:09

Incêndio atinge terras indígenas do Xingu e Arariboia

Incêndios florestais atingem duas áreas protegidas em terras indígenas na Amazônia: a Kuarup, no Parque Indígena do Xingu, em Mato Grosso, e a Awá II, na Terra Indígena Arariboia, no Maranhão. 

Os dois incêndios começaram no início do mês e juntos já queimaram 76 mil hectares de vegetação. A área corresponde a 76 mil campos de futebol.

O problema maior está na terra indígena Arariboia, onde o fogo atingiu mais de 41 mil hectares, aproximadamente 10% da área.

No local vivem os Awá-Guajá, índios em total isolamento que dependem da floresta preservada para sobrevivência. No ano passado, um incêndio de grandes proporções consumiu mais de 50% dessa área indígena.

No Parque Indígena do Xingu, cerca de 35 mil hectares foram atingidos por seis frentes de fogo, que somam 62 quilômetros de extensão.

Segundo a Coordenadoria Nacional do Prevfogo, a maioria das frentes de fogo está controlada. Apenas uma permanece em combate e as demais estão em monitoramento.

De acordo com o Ibama, as chuvas que atingiram parte das regiões Norte e Centro-Oeste, nos últimos dias, foram insuficientes para acabar com o fogo.

Além disso, a previsão é que a massa de ar seco volte a se formar no centro do país, mantendo a umidade baixa até o final de setembro, piorando esse cenário.
Imprimir