Imprimir

Imprimir Notícia

22/08/16 às 20:47 | Atualizada: 23/08/16 às 17:23

Juara - Peão que morreu pisoteado por touro é homenageado durante rodeio

O peão Webert Cordeio, de 30 anos, que morreu após ser pisoteado por um touro durante uma apresentação de rodeio no sábado (20), em Juara a 690 km de Cuiabá, foi homenageado durante a final da competição neste domingo (21). Um touro foi solto na arena sem peão e com um pano preto amarrado ao corpo, simbolizando luto. O corpo do peão  foi enterrado nesta segunda-feira (22), no município de Água Boa, a 736 km de Cuaibá, onde ele morava com a família.

Webert Cordeiro, mais conhecido como Curica, foi pisoteado no peito após cair do touro chamado Chernobil, enquanto competia no rodeio. O animal, segundo a Federação Federação Mato-grossense de Rodeio, pesa 800 kg. Webert chegou a se levantar após cair e ser pisoteado, mas não resistiu e morreu.

Neste domingo, durante a final da competição, a organização do evento fez uma homenagem ao peão. Um vídeo da Associação dos Criadores do Vale do Arinos (Acrivale) mostra o animal na arena com um pano preto, enquanto os narradores do evento fazem silêncio. O público, no entanto, apladiu o gesto, também em forma de homenagem.

A ideia de homenagear o peão foi de Edivaldo Castilho, um dos organizadores da exposição agropecuária daquele município.

"Queríamos foi fazer algo que pudesse homenagear nosso amigo e companheiro. Esse seria o touro que ele montaria no dia seguinte. Achamos que foi uma homenagem digna”, disse.

Entenda o caso

Um vídeo da Federação Mato-grossense de Rodeio mostra o momento do acidente. Nas imagens, Webert chega a caminhar, mas com dificuldade, após o acidente. Ele deu alguns passou e caiu.

Em seguida, as pessoas que estavam perto dele o seguraram e logo aparecem os profissionais da equipe médica. O corpo da vítima, foi enterrado nesta segunda-feira (22), em Água Boa, onde morava com a família.

Ainda segundo Edivaldo Castilho, Webert usava todos os equipamentos de segurança na hora do acidente. “É obrigatório o uso de colete e capacete. Ele [Webert] sempre seguiu todas as regras e era muito profissional. Era um dos melhores peões do estado e inclusive era muito premiado”, disse.

De acordo com a Federação Mato-grossense, todos os peões que participam do rodeio têm direito a um seguro de vida, em caso de acidentes. Quando o seguro não é oferecido, os peões assinam um termo de segurança assumindo o risco das montarias. A família de Webert, segundo a federação, deve receber em média R$ 150 mil.

 
Imprimir