Imprimir

Imprimir Notícia

26/07/16 às 11:49

EMPREENDEDORISMO DIGITAL - Google seleciona startups de Mato Grosso para participar de programa

Duas startups mato-grossenses foram convidadas a participar da primeira edição do programa de imersão do Google. A gigante da internet selecionou para a primeira turma do Campus Exchange, nome dado ao programa, as startups locais Dropo e SaveGrid Energia Inteligente. Além delas, também foram convidadas startups do Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. Mato Grosso e Pernambuco foram os únicos estados com dupla representação no programa.

Com a proposta de que negócios inovadores podem surgir em qualquer lugar, o Campus Exchange consiste em um programa de imersão focado em trazer startups de outros ecossistemas do Brasil para vivenciar a comunidade do Campus em São Paulo. As startups convidadas, explicam os organizadores da iniciativa, terão a oportunidade de trabalhar no Campus por duas semanas e aproveitar o que há de melhor por lá: conexões valiosas, conteúdo pensado especificamente para os desafios que as startups enfrentam, especialistas do Google e da rede oferecendo mentorias.

A SaveGrid Energia Inteligente é uma empresa que ajuda pequenas empresas e indústrias a reduzirem seus gastos com energia elétrica, com uma plataforma inteligente de análise de dados energéticos obtidos por meio de dispositivos eletrônicos. Para Cezar Macegoza, CEO da SaveGrid, o convite representa uma oportunidade única de troca de conhecimento e aprendizado. “A sensação de estar entre os selecionados é muito boa. O Google é uma referência mundial e ser escolhido é uma grande alegria”, disse.

“Eles [Google] sabem que o processo da nossa startup é um pouco mais lento, além de saberem também que desenvolver algo relacionado a hardware no Brasil é um desafio imenso, em Mato Grosso então nem se fala. Mas acreditam que esse processo será muito importante para a gente, alavancando ainda mais a nossa evolução que está partindo para uma nova fase”, salienta Macegoza ao acrescentar que a equipe SaveGrid é formada por quatro integrantes.

Já a Dropo oferece várias ferramentas web para gestão de pequenos negócios, como financeiro, CRM, agendamento de clientes, faturas e assinaturas recorrentes, que podem ser livremente escolhidas e combinadas pelo usuário em uma única solução web simples, ou seja, nativamente integrada e com um só login. De acordo com Edison Xavier, CEO da startup, estar entre as escolhidas para participar do Google Exchange é resultado de um trabalho de pesquisa e desenvolvimento de quatro anos, somado a muito esforço e resiliência.

“Essa ida para São Paulo significa estar no ecossistema mais ativo da América Latina, onde certamente teremos as melhores chances de desenvolver ao máximo nosso caminho ao mercado. Nada melhor que estar em São Paulo e dentro do Google Campus”, afirmou.

Segundo Edison, o projeto Dropo começou a colher frutos ainda em 2015, tendo sido finalista dos programas Inovativa e 100 Open Startups. Em 2016, com o aumento do time, hoje composto por quatro pessoas, e apoio do ecossistema local, estão em fase de evolução ao buscar transformar a startup em negócio, o que, conforme ele, tem gerado visibilidade e agora foi “coroada” com o convite do Google.

“Para o ecossistema de Mato Grosso, ter duas startups locais aceitas no programa incentiva outros empreendedores que imaginam que só quem está nos grandes centros pode ter resultados expressivos. A Dropo e a Savegrid são essencialmente cuiabanas, colocando Cuiabá no radar nacional de startup”, ressaltou o CEO da Dropo que completou “não posso deixar de mencionar a importância do Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE) nesse processo todo e o seu apoio nas figuras dos secretários Gustavo de Oliveira e Flavio Gomes, que sempre acreditaram e apoiaram o ecossistema local”.

São Paulo é considerada o centro de negócios da América Latina e foi eleita a 12ª cidade com melhor ecossistema para startups do mundo, segundo o Global Startup Ecosystem Ranking 2015. É a matriz de mais de 50% das sedes de companhias multinacionais instaladas no País. É nesse ambiente que o Google criou o seu primeiro Campus na América Latina, o sexto do mundo, responsável por programas que conectam e aprimoram o ecossistema de startups. Os demais estão localizados em Londres, Tel Aviv, Varsóvia, Seul e Madrid.

As startups se apresentam na sede do Google já no próximo dia 31 de julho e permanecem por lá incubadas até o dia 13 de agosto. Conheça a Dropo e a SaveGride, as startups de Mato Grosso convidadas para o programa.
Imprimir