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22/07/16 às 20:14

Saiba como melhorar sua imagem profissional – comunicação, postura e boas maneiras são essenciais

As regras de etiqueta nada mais são do que uma série de indicações de boas maneiras e hábitos respeitosos que fazem com que as relações entre as pessoas se tornem mais harmoniosas. Quando nos comportamos de maneira educada perante os outros, o convívio se torna mais prazeroso e o dia a dia fica mais leve. Tais regras, além de serem aplicadas à esfera da convivência social, também são essenciais no campo profissional. No ambiente de trabalho existe uma série de atitudes que podem ajudar você a crescer dento da empresa e conquistar novas oportunidades.
 
A etiqueta profissional envolve um conjunto de ações que visam construir relações responsáveis e sólidas entre todos os funcionários. Afinal de contas, passamos boa parte dos nossos dias com nossos colegas de trabalho. Os bons hábitos profissionais também são um importante diferencial para quem deseja se destacar como um excelente funcionário. Mas quais seriam os hábitos corretos e o tratamento adequado que deve ser dado aos superiores e colegas de trabalho? A linguagem usada para se comunicar, o senso de responsabilidade, a eficiência e proatividade são algumas das atitudes que contribuem para a construção de uma imagem pessoal positiva no trabalho.
 
Mas, além daquilo que devemos nos comprometer a fazer, existem alguns hábitos que podem prejudicar muito nossas relações e até nossa produtividade. Confira abaixo algumas sugestões que podem ajudar você a melhorar a etiqueta profissional e criar um ambiente agradável de trabalho. Você pode até descobrir grandes amizades entre os colegas e fortalecer laços, sempre respeitando os limites. Confira!
 
1. Pontualidade

Chegar na hora certa no trabalho é uma forma de demonstrar comprometimento com o serviço e responsabilidade com as tarefas do dia. Por isso, procure sempre se planejar para ser pontual em reuniões, encontros profissionais e na rotina diária de trabalho. Além de ser um hábito correto ainda é um bom exemplo para os demais colegas.
 
2. Vestimenta

Procure se vestir de forma adequada aos critérios do seu local de trabalho. Alguns ambientes profissionais são mais descontraídos e flexíveis nesse quesito, enquanto outros são mais exigentes. Se onde você trabalha as regras sociais exigem roupas formais, invista nas peças discretas e flexíveis. Uma boa aparência pode ser determinante para a construção de uma imagem que transpareça seriedade e disciplina. Cuidados com a higiene pessoal também são importantes.
 
3. Educação

Ser cordial e prestativo é essencial para criar um bom espaço de convivência com os demais colegas e superiores. Sempre que chegar no trabalho, cumprimente todos os funcionários, se possível. Para quem trabalha em ambientes com muitas pessoas, experimente dar um bom dia geral. Peça licença para entrar e ao deixar uma conversa e não se esqueça do tradicional “obrigado, de nada”. Dessa forma você cria relações pautadas no respeito e na boa educação.
 
Dar espaço para as pessoas falarem e as ouvir com atenção também é uma maneira respeitosa de mostrar aos colegas que você se importa com o que está acontecendo. No fim da conversa, apresente possíveis soluções e seja gentil, se propondo a tentar resolver os contratempos.
 
4. Comunicação

Saber se comunicar é essencial para solucionar problemas de forma rápida e para construir relações sólidas. Na hora de falar com outras pessoas é importante olhar nos olhos, demonstrar atenção ao que está sendo dito e respeitar o tempo de fala de cada um. Para expressar suas ideias, procure falar de maneira clara e objetiva, articule bem as palavras e faça pequenas pausas para que o interlocutor se manifeste.
 
Além de facilitar a solução de contratempos, a boa comunicação e manifestação do pensamento também é uma forma de criar vínculos com os colegas de trabalho. Se você tem dificuldades em se expressar, uma ótima ideia pode ser investir em um curso de oratória. Lembre-se que quem se comunica melhor possui uma vantagem considerável no mercado e na disputa por cargos, por exemplo.
 
5. Postura e Conduta

Algumas atitudes, como comer em cima da mesa de trabalho, usar redes sociais para resolver assuntos pessoais e fazer ligações no celular devem ser evitadas no ambiente de trabalho. Em caso de emergências, dirija-se a um local mais reservado e fale em tom baixo. Procure deixar o celular sempre no modo silencioso e pesquise as políticas das empresas com relação ao uso da internet durante o expediente.
 
Quanto à postura, evite se sentar de qualquer jeito: mantenha a coluna ereta e postura adequada. Isso demonstra comprometimento e respeito pelo espaço de trabalho, além de ser uma forma saudável de trabalhar, evitando dores posturais e aumentando a eficiência e produtividade.
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