Imprimir

Imprimir Notícia

22/06/16 às 11:11

Coletores fazem primeira entrega de sementes para a produção de cosméticos

Uma nova etapa se inicia para coletores de sementes da Rede de Sementes do Xingu. Um grupo do município de Nova Xavantina e outro de Bom Jesus do Araguaia, ambos na região Xingu Araguaia no Mato Grosso, realizaram neste ano a entrega de 1.213 kg de sementes descascadas de jatobá do mato para a Atina Ativos Naturais, de Minas Gerais, empresa do ramo de cosméticos.

Para alcançar essa quantidade, os grupos precisaram coletar sementes de 123 árvores na região Xingu Araguaia. A localização e identificação das matrizes foram feitas pelos coletores, com auxílio técnico do ISA. As informações foram tabuladas em planilhas. O processo de descasque e torrefação por micro-ondas foi orientado pela Atina e realizado por um grupo de sete famílias de coletores de Nova Xavantina. Para o trabalho de coleta e beneficiamento, torrefação e descasque, os coletores receberam um total de R$ 43.555,00.

 

Sementes de jatobá prontas para serem entregues. Foto: Danilo Ignacio – ISA
Desde o seu início o objetivo principal da coleta de sementes da Rede foi destinado a recuperação de áreas degradadas. Porém, desde o ano passado novos mercados tem surgido e as sementes estão sendo usadas para a produção de artesanato, uso culinário, uso farmacêutico e também para o mercado de cosméticos. A maioria das sementes que vão para os mercados alternativos geralmente são descartadas para o plantio.

A construção do acordo entre a Rede de Sementes do Xingu e a Atina iniciou em outubro do ano passado em Nova Xavantina, quando a proposta foi apresentada aos coletores do grupo. No dia 07 de outubro o consultor da Rede, Danilo Ignácio, visitou a fábrica da Atina em Pouso Alegre-MG, com o objetivo de aproximar as relações e conhecer os processos produtivos da empresa, obter recomendações para o processamento das sementes e acertar condições para a proposição do termo de cooperação.

Em nova reunião com os coletores no final de outubro, foi apresentada a proposta definitiva ao grupo. Apesar das dúvidas, pois é um novo mercado, o grupo viu nesse produto uma oportunidade de ter novas experiências dentro da Rede de Sementes do Xingu. A partir de então iniciou a coleta e logo em seguida o beneficiamento. A entrega das sementes beneficiadas descascada foi realizada no mês de maio deste ano.

Sementes de jatobá prontas para serem entregues. Foto: Danilo Ignacio – ISA
32KZmMribQ6VnnYvKyybpUBI5DDG_nSsmzEmaRPG7IY,wwHP8Dg_moNaSAcSUcAXXm9FV1R8D3u0Gl_g478oy9Y
Fábrica da Atina em Pouso Alegre-MG. Foto: Danilo Ignacio – ISA Imprimir