Imprimir

Imprimir Notícia

27/05/16 às 11:51

Por que o desabafo de Ratinho sobre Lei Rouanet foi tão relevante?

No programa do Ratinho, em 24/05, ele expôs uma excelente matéria do Spotniks, a qual exibia os 12 projetos mais bizarros da Lei Rouanet. O site Spotniks merece parabéns pela pesquisa feita, e Ratinho merece aplausos por ter feito uma abordagem tão digna sobre o assunto.

Especialmente no que diz respeito à denúncia de Ratinho, há um ponto relevantíssimo: a indignação contida na comunicação. Em linguagem popular, ele não apenas “narrou” a questão da Lei Rouanet, mas expôs o quão absurdo é o recebimento de verbas milionárias por artistas.

Especialmente na direita, ainda há muita gente adotando a “estrutura de narração” diante das monstruosidades cometidas pelos nossos oponentes. Com isso, sem querer acabam validando as afrontas, pois o ser humano em geral entende que se você está apenas “narrando” algo errado, então significa que não é algo com o que se importar e talvez “não tão errado assim”. A comunicação conformada e meramente narrativa se transforma, finalmente, em uma forma de se validar as barbáries do oponente.

Os republicanos precisam assimilar a arte de se comunicar de outra forma nas questões políticas: falando ao coração e manifestando indignação na denúncia de absurdos. Isso geralmente cala na alma das pessoas, como fez Ratinho.

A estrutura de “narração” deve ser, aos poucos, substituída pela comunicação indignada, que clama pela luta e não aceita as afrontas cometidas pelos inimigos.

Quem diria que Ratinho nos daria um exemplo de comunicação política eficaz?
Imprimir