Imprimir

Imprimir Notícia

23/05/16 às 16:49 | Atualizada: 26/05/16 às 08:47

Bom Jesus do Araguaia - Após denúncia de vereadora, polícia civil apreende maquinários da prefeitura (ver vídeos)

A vereadora de Bom Jesus do Araguaia Núbia Barbosa dos Santos, a Núbia do Godoy (SD) denunciou na delegacia de polícia local que maquinários do PAC e da prefeitura estariam realizando serviços de limpeza em um loteamento particular no setor Aeroporto de propriedade do irmão do prefeito da cidade.

Um policial civil que estava sozinho no plantão deslocou até o local informado e foi constatada a veracidade dos fatos. Os maquinários sendo uma pá carregadeira e dois caminhões sendo um do PAC e outro da prefeitura foram levados para a delegacia.

Foi mencionado na ocorrência como crime de peculato, todavia a autoridade policial analisará qual a tipificação que ocorrerá nesta denúncia.

O fato aconteceu na manhã deste domingo, 22 de maio.

O  vereador Ney Dantas (PDT)  também acompanhou a vereadora Núbia neste caso.

Ver relacionado abaixo o vídeo cedido gentilmente pela vereadora do flagrante e no outro vídeo os maquinários apreendidos.

O outro lado

A reportagem tentou contato inicial com a prefeitura sobre esse caso e aguarda um esclarecimento.

Atualização em 26/05 às 08h47

Prefeito diz que agiu dentro da lei e usa maquinário para limpar lotes

O prefeito de Bom Jesus do Araguaia (a 987 km de Cuiabá), Joel Ferreira (PSDB), afirma que age dentro da lei ao autorizar o uso de maquinário em loteamentos recém-implantados no município. Segundo ele, a Lei 356/2016, que criou o plano de expansão urbana, garante a execução de serviços de limpeza que são realizados corriqueiramente no perímetro urbano da cidade.

O tucano foi denunciado no domingo (22), pelos vereadores de oposição Ney Dantas (PDT) e Núbia Barbosa (Solidariedade), pelo uso indevido de bens públicos em uma área que pertence ao seu irmão, Mozair Ferreira. Joel contesta as denúncias ao afirmar que no local já existem edificações de moradores, cuja competência é do município em manter as ruas limpas.

“A lei permite que o município faça esse tipo de serviço. O maquinário trabalha há vários dias na limpeza de toda a cidade de Bom Jesus, e isso inclui os setores Aeroporto parte II, loteado pelo irmão e o loteamento Lobato, dois loteamentos onde pessoas já adquiriram terrenos, construíram casas, estão morando e passaram a fazer parte da coletividade. Ou seja, também devem ser assistidas pela prefeitura”, ressalta.

Joel esclarece que os vereadores sabem da existência da lei, pois participaram da votação do plano de expansão que visa o crescimento de Bom Jesus, no entanto, como se trata de um ano eleitoral, querem aparecer na mídia para tirar proveito. “A cidade está crescendo e tivemos que aprovar uma lei para regulamentar os loteamentos. Cabe ao município assistir aqueles que moram nesses locais”.

O prefeito ainda explica que a jornada de trabalho dos servidores no domingo faz parte de um acordo de folga na segunda, cuja iniciativa visa acelerar atividades de limpeza da cidade, após o período chuvoso, incluindo os loteamentos pela existência de moradores e até mesmo comércio nas áreas. Uma pá carregadeira e dois caminhões foram apreendidos e encaminhados à Delegacia municipal para o registro de boletim de ocorrência.


Fonte: Francis Amorim - RDNews
Imprimir