Imprimir

Imprimir Notícia

11/05/16 às 16:56

DEIP - Análise criminal abre 2º ciclo de painéis da Polícia Militar

Análise Criminal’ foi o tema de abertura do 2º Ciclo de Painéis promovido pela Polícia Militar, por meio da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (Deip). Até o final do ano serão realizados outros oito encontros, em que serão abordadas diferentes temas.

O evento, realizado na manhã desta quarta-feira (11-05), no Comando Geral da PM, teve como público-alvo policiais que estão no comando de unidades e alunos em formação na Academia de Polícia Militar Costa Verde e na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Praças.

O objetivo dos encontros, de acordo com o diretor da Deip, tenente-coronel Edson Benedito Rondon Filho, que atua como mediador do encontro, é discutir as diversas frentes administrativas e operacionais, além de possibilitar a troca de experiência. “No painel de hoje, a proposta foi falar sobre a análise criminal e inteligência, e mostrar a diferença e aplicabilidade de ambas”, informou Rondon.

Para o aluno-soldado Carlos Roberto do Nascimento, o evento foi uma oportunidade de saber como funciona, na prática, a aplicação desse dois recursos operacionais. “É muito importante a gente saber como funcional atualmente esses trabalhos desenvolvido pelos profissionais que lidam com esses recursos. É uma chance de associarmos a teoria que aprendemos em sala de aula e a prática já usada pela instituição”, disse.

Para o major Rhuyter Rodrigues Setúbal, que comanda a Companhia da Polícia Militar em Santo Antonio de Leverger, esse ciclo é uma forma de ampliar o conhecimento técnico sobre o respectivo tema abordado. “É muito importante o uso dessas análises, neste caso porque conseguimos otimizar o emprego do efetivo e dos meios operacionais que temos”, avaliou.

Participaram como expositores no painel o tenente-coronel Wankley Rodrigues, major Adonival Coelho Souza Junior e o major Waldiney Taques do Valle.

O tenente-coronel Rodrigues falou sobre ‘Planejamento Operacional e Análise Criminal’. Segundo ele, o propósito foi expor ao público-alvo a efetividade da análise criminal no planejamento operacional.  

O segundo a expor foi o major Adonival, que falou sobre ‘Indicadores Criminais e Análise Criminal’. Na ocasião, foi demonstrado aos participantes como as dados estatísticos são importantes para a produção do diagnóstico criminal, ferramenta que subsidia o planejamento operacional.

Por último falou o major Alencar, que explanou sobre ‘Inteligência de Segurança Pública e Análise Criminal’, demonstrando de que maneira essas ferramentas associadas auxiliam o comando nas tomadas de decisões estratégicas e operacionais.

Palestrantes

O tenente-coronel Wankley Correa Rodrigues é bacharel em Direito pela Universidade de Várzea Grande (Univag), tem pós-gradução Lato Sensu em Curso Superior de Polícia (CSP), com ênfase em Estudo de Comando e Estado Maior e especialização em Política Estratégica e Desenvolvimento Regional Aplicado à Segurança Pública, dentre outros.

O major Adonival Coelho Souza Junior tem especialização em Administração, com ênfase em Inteligência de Segurança Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e outra em Gestão em Segurança Pública, pela Academia de Polícia Militar Costa Verde (APMCV), dentre outros.
O major Waldiney Alencar Taques do Valle tem graduação em Direito, pela UFMT, especialização em Direito Penal e Processual Penal pela Fundação de Ciências Sociais do Ministério Público, dentre outros.
 
Imprimir