Imprimir

Imprimir Notícia

25/04/16 às 18:00

A diferença entre as impressoras

O mercado de impressoras ganhou muita força nas últimas décadas. Esses produtos se popularizaram, os preços ficaram mais baixos, e hoje basicamente qualquer um pode ter uma impressora em casa ou no escritório.

Isso ampliou de maneira impressionante a oferta de impressoras nas lojas. Ao buscar uma nova impressora, o consumidor se depara com centenas de modelos diferentes, com as mais diferentes funções e indicações de uso. Algumas impressoras são perfeitas para empresas que realizam milhares de cópias diárias, enquanto algumas se encaixam nas necessidades do usuário doméstico, que usa o equipamento de vez em quando pra imprimir boletos, comprovantes ou trabalhos escolares.
É natural que o consumidor fique confuso na hora de escolher qual é a melhor impressora para as suas necessidades, então fizemos uma lista dos itens que se diferenciam entre um modelo e outro. Dessa maneira você saberá o que procurar quando chegar a sua hora de comprar uma nova impressora. Confira:

O tipo de tinta usada

Existem alguns tipos diferentes de tintas usadas pelas impressoras disponíveis no mercado. Você vai encontrar impressoras a laser, que usam toner, impressoras jato de tinta, impressoras com tanque de tinta, e, embora menos comuns, impressoras que usam cera. Cada uma é indicada para um tipo de uso específico, mas todas têm uma necessidade em comum: você precisa usar suprimentos originais para obter os melhores resultados. Por exemplo, se você possui uma impressora a laser da marca Lexmark, deve usar o toner Lexmark indicado para o seu modelo (veja aqui algumas opções).

As funções do equipamento

Algumas impressoras são multifuncionais, com copiadora e scanner além da função de impressão, enquanto outras apenas imprimem os seus arquivos. As multifuncionais geralmente possuem menos capacidade de impressão, sendo indicadas para escritórios pequenos e residências, enquanto as que possuem apenas uma função podem ser ideais para ambientes com grande demanda de impressões.

A qualidade da impressão

Na hora de escolher a sua impressora, é bom ter em mente o uso que fará dela. Alguns modelos imprimem com altíssima resolução e são indicados para impressão de fotos e imagens, enquanto outras possuem uma resolução mais baixa, que pode ser ideal para quem vai imprimir documentos em grande quantidade.

A velocidade e capacidade da impressora

Alguns modelos de impressoras são capazes de imprimir dezenas de cópias em menos de um minuto, enquanto outras trabalham em uma velocidade mais baixa. Se você trabalha com um fluxo frequente de impressões, é interessante consultar tanto a velocidade quanto a capacidade da impressora para entender se o equipamento será capaz de suprir as suas necessidades.
Imprimir