Imprimir

Imprimir Notícia

18/04/16 às 23:03

Governador assina ordem de serviço para construção de escola técnica em Cáceres; Água Boa e mais 6 cidades também serão contempladas

O governador Pedro Taques e a secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, Luzia Helena Trovo, assinaram nesta segunda-feira (18.04) a ordem de serviço para a construção da escola técnica de Cáceres. A obra é uma segunda vertente da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), que precisará de mão de obra qualificada para atuar nas indústrias que serão instaladas em Cáceres.
 
A obra terá início imediato, deverá ser entregue em até 360 dias e custará R$ 10,6 milhões. A escola de Cáceres é uma das oito que serão construídas no estado, reforçando o compromisso do governador Pedro Taques com a educação profissional em Mato Grosso.
 
O governador Pedro Taques ressaltou a necessidade de formação de pessoas, sobretudo pela concretização de implantação da ZPE. "Precisamos tratar de gente, não adianta termos só a ZPE. Daí a importância de construir uma escola técnica estadual", disse.
 
Taques afirmou ainda que o Governo do Estado, por meio do Gabinete de Assuntos Estratégicos, Secitec e o Gabinete de Desenvolvimento Regional, trabalham para a criação de uma parceria junto ao Sesi e Senai. "Isso vai ajudar que tenhamos uma nova formação profissional no nosso estado e potencializar o que já estamos fazendo nas escolas técnicas existentes", observou.
 
Luzia Trovo destaca que a construção da escola beneficiará toda região e dará oportunidade de inserção no mercado de trabalho através da qualificação profissional. "Esse é um projeto que vai trazer para Cáceres e para a região Oeste a possibilidade de fortalecimento da educação gratuita, feita pelo pelo Estado. É uma escola com projeto muito moderno", afirma.
 
A secretaria conta que o valor foi adquirido por meio de dois convênios com o Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação (FNDE) para a construção de oito escolas técnicas profissionalizantes. O valor dos dois convênios que garantirão a construção das unidades é de R$ 68 milhões.
 
Além de Cáceres, Cuiabá também ganhará uma nova escola técnica que já foi licitada e aguarda a ordem de serviço. No interior, as escolas também serão construídas no municípios de Água Boa, Campo Verde, Juara, Matupá, Primavera do Leste e Sorriso.
 
Todas essas escolas funcionarão sob o comando da Secitec e se juntarão às oito que hoje estão em funcionamento no estado.
 
Com a construção das oito escolas, 16 unidades profissionalizantes passarão a operar no estado. Hoje estão em funcionamento centros de ensino em Alta Floresta, Barra do Garças, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Poxoréu, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.
 
Estrutura física 
 
A escola terá dois pavimentos divididos em seis laboratórios profissionalizantes, 12 salas de aula, auditório, biblioteca, teatro arena, refeitório, área de convivência, ginásio poliesportivo coberto, área administrativa e estacionamento.
 
Cursos 
 
Os cursos ofertados pelas escolas técnicas de Mato Grosso correspondem às necessidades das regiões. Atualmente, 13 cursos técnicos são oferecidos no estado e distribuídos de acordo com a prioridade de cada regional: agropecuária, edificações, eletricista de baixa tensão, eletricista de rede de distribuição de energia elétrica, enfermagem, guia de turismo, logística, manutenção e suporte de informática, meio ambiente, recursos humanos, secretariado, segurança do trabalho e serviço jurídico.
Imprimir