Imprimir

Imprimir Notícia

18/04/16 às 13:14

Técnicos e professores analisam a primeira rodada da competição em Nova Xavantina

Técnicos e estudantes avaliaram a primeira rodada dos Jogos Escolares da Juventude (etapa regional), que começou neste sábado (16) na cidade de Nova Xavantina.  A competição – nas modalidades de handebol, vôlei, futsal e basquete – prossegue até a próxima quinta-feira (20).

Para o chefe da delegação de Barra do Garças, professor José Carlos Salomoni, os estudantes tiveram muita disposição em quadra na primeira rodada. No entanto, ele ponderou que o nível técnico das equipes precisa melhorar. “Eu vi muita garra e vontade de vencer dos estudantes, mas a técnica precisa ser trabalhada”, observou.

Já o técnico de vôlei da Escola Estadual Arthur da Costa e Silva, de Torixoréu, professor Robson Ney, gostou do nível das jogadoras da categoria A (de 15 a 17 anos). Ele destacou que o vôlei de Barra do Garças está muito forte e é um dos favoritos para vencer a competição.

A equipe dele não foi bem na rodada, perdeu de 2 sets a 0. Mas Ney destacou que o importante é que as garotas se divirtam na competição. “Eu oriento elas a darem o seu melhor, mas principalmente a se divertirem dentro de quadra. Esses jogos não podem ser apenas competição, tem que ter a questão educativa também”.

Sobre a questão educativa, o professor enfatizou que os técnicos das equipes melhoraram muito nesse sentido, principalmente por conta do trabalho desenvolvido pela Secretária Adjunta de Esporte e Lazer, no sentido de orientar os profissionais. “Antes tinham muitos professores que cobravam resultados em excesso dos alunos e chegavam a gritar com eles. Mas atualmente, os professores estão amadurecendo e percebendo que é melhor educar do que competir”.

O jogador de Ribeirãozinho o estudante José Mário, também achou a competição equilibrada na primeira rodada. “Nós vencemos a nossa partida por 4 a 2, mas não foi um jogo nada fácil. Acredito que a competição será assim até o final”, projetou Mário.

A primeira rodada contou com 37 jogos. Ao todo, 89 equipes participam da competição. A segunda rodada da primeira fase começa neste domingo (17) com jogos nas modalidades de handebol, basquete, futsal e vôlei.

Sobre os jogos

Maior competição estudantil do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude reúnem jovens de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, de escolas públicas e privadas de todo o país, em 14 modalidades. A competição foi criada pelo Comitê Olímpico do Brasil em 2005 e conta com o apoio do Ministério do Esporte e do Grupo Globo.

Atualmente, o evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40.000 escolas de 3.950 cidades do Brasil. A fase nacional, organizada pelo COB, reúne em cada faixa etária cerca de 4 mil atletas dos 26 estados da Federação mais o Distrito Federal.
Imprimir